sexta-feira, 12 de abril de 2019

Queijo maturado na cachaça com jabuticaba

Compartilhe:

Como estamos na época destas frutas, nada melhor que aprender a maturar um delicioso queijo com elas. Foi o que fizeram Carolina Biasi e sua mãe Iara Biasi, moradoras de Sabará. Ambas são proprietárias do restaurante Alambique e Armazém Jotapê na cidade de Sabará.Iara é produtora de derivados da jabuticaba e a ideia surgiu após verem vários tipos de maturação com queijos. Elas tendo em mãos a bebida resolveram testar em queijos, e assim, elas fizeram uma das mais deliciosas maturação de queijo do estado.
“Quando resolvemos maturar um queijo na cachaça com jabuticaba, ele não passava de um simples recheio de pastel para o 31º Festival da Jabuticaba. Porém, o danado ficou tão bão, que seria impossível não incluí-lo em nossa linha de derivados e lançá-lo como novidade!”, comenta Carolina.
“Sempre ouvimos aquela máxima de que, quem não arrisca, não petisca. Então, sem a menor pretensão, mandamos nosso “queijim” para o concurso inovação. E não é que ele foi premiado?”, completa Iara.
Segundo elas, o sucesso foi tanto, que o queijo maturado na cachaça com jabuticaba acabou durante o festival, e logo, tiveram que repor o estoque em tempo recorde para não perderem vendas.


Processo de maturação.Fizemos o teste com um exemplar meia cura, de Carmo do Paranaíba (@rocacapital).  Deixamos a peça cinco dias em imersão na cachaça com jabuticaba e inserimos mais fruta in natura também, para intensificar o sabor e o aroma.
Após esse período, deixamos o queijo “secando” por mais 15 dias. Com o passar dos dias, a tonalidade do queijo se tornava mais intensa. O aroma e sabor da cachaça e da jabuticaba permaneceram ali, em evidência. E o melhor: mesmo depois de estar no recheio do pastel, essas características não se perderam.

Gostaram? Confiram uma receita 
preparada com este queijo maturado:
Receita de Risoto de camarão e alho poro com queijo maturado na cachaça e jabuticaba.
Ingredientes

2 xícaras (chá) arroz arbóreo
300 g camarão limpo
1 alho poró
2 dentes de alho

1 cebola pequena
2 colheres (sopa) generosas de manteiga
1 cálice vinho branco seco
E fatias de queijo maturado na cachaça e jabuticaba a vontade
Mode fazer
Refogar o alho amassado e a cebola em cubinhos, em um fio de azeite. Após dourados, acrescentar o arroz. 

Cobri-lo com água e sempre em fogo baixo e mexendo para não grudar. 
Na segunda água, acrescentar o alho poro, o camarão e o vinho. 
Acrescentar água aos poucos, até cozimento completo. 
Ajustar o sal. 
Com o fogo desligado, adicionar manteiga para dar brilho e sabor
Decorar com pedaços do queijo maturado na cachaça com jabuticaba.
-------------------------------------------
Matéria do site Portal do Queijo. Link original:http://portaldoqueijo.com.br/gastronomia/2017/12/20/maturacao-na-cachaca-e-jabuticaba/ O portal do Queijo é um site voltado para quem gosta do nosso mais importante produtos, o Queijo! O portal do queijo é um site de notícias e receitas voltadas para o Queijo. Entre no site www.portaldoqueijo.com.br e navegue a vontade. Vamos divulgar o portal do queijo. O Restaurante Alambique e Armazém Jotapê fica na Rua José Vaz Pedrosa, 367, Pompéu, Sabará MG. Telefone: 31 3671-6250

Nenhum comentário:
Faça também comentários