Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 18 de abril de 2019

Desemboque: o berço do Triângulo Mineiro

(Por Arnaldo Silva) Desemboque é um distrito de Sacramento e está no Triângulo Mineiro. É famoso por ser terra natal do ator Lima Duarte. 
          Apesar de ser hoje pouco povoado, tem apenas 50 habitantes, possui um passado rico em história além de muitas belezas em volta.
Desemboque foi o berço da civilização no Triângulo Mineiro. Seu povoamento começou no século XVIII, em 1743, com a fundação da Capela de Nossa Senhora do Desterro, por desbravadores portugueses. Mas não foi fácil no início já que a ocupação contou com a uma forte resistência de índios e negros. Após vencerem essa resistência é que começou de fato a colonização do Brasil Central.
Suas minas de ouro produziam bem, fazendo com que o povoado se desenvolvesse. 
          O distrito chegou a ter cerca de 2 mil habitantes, tinha vereadores, juiz e cartório. 
          No século XVIII, Desemboque era o lugar mais importante de toda a região do Triângulo Mineiro, Oeste de Minas e também do Sul de Goiás. 
          No século XIX as minas de ouro começaram a entrar em decadência e a produzir menos. Assim o povoado foi diminuindo, com seus habitantes saindo em busca de outras atividades fora do distrito. Quando era muito habitado, a vida no local era agitada por ser o distrito um ponto importante de referência comercial e política para a região. Como todo distrito e cidade mineira, foi fundado com a Cruz de Cristo, pratica ativa dos bandeirantes portugueses que onde chegavam, fincavam um cruzeiro e começavam a construir capelas.
          No Desemboque tem duas, a primeira, citada acima que é a Igreja de Nossa Senhora do Desterro frequentada somente pelos brancos e no cemitério ao lado dessa igreja, só podiam ser sepultados brancos. Tem também a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, criada e frequentada por negros, que também tem um cemitério próximo . Nesse cemitério, só podiam ser sepultados negros. 
          Segundo a tradição oral, era essa a história que se conta no Desemboque, do cemitério dos brancos e dos negros. Quem viaja pelo interior de Minas, principalmente pelas cidades históricas e conhece a história do Brasil Colônia e da Escravidão no nosso país, sabe que isso é fato real. 
(As fotografias desta edição são de autoria de Luis Leite)

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores