terça-feira, 19 de março de 2019

Rio das Mortes: a terra onde nasceu Nhá Chica

Compartilhe:

Rio das Mortes (também conhecido pelo antigo nome Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno) é um distrito de São João del-Rei MG, na região do Campo das Vertentes. Distante 185 km de Belo Horizonte, Rio das Mortes tem aproximadamente 4 mil moradores. (fotografia acima de Erismar Nepomuceno)
          O distrito foi criado em 1876 pela Lei Provincial 2.281 com o nome de Santo Antônio do Rio das Mortes, em alusão ao rio das Mortes, que banha o município. Em 1938, o nome do distrito foi alterado para Rio das Mortes. 
          A ocupação da vila data do início do século XVIII. Há relatos de que historiadores descobriram documentos da Irmandade de Santo Antônio, datados de aproximadamente 1722, que comprovam a existência da capela presente no distrito até os dias atuais.
          O distrito é conhecido por ser o local onde nasceu e foi batizada a beata Francisca Paula de Jesus Isabel, conhecida como "Nhá Chica" (São João del-Rei, 1810 — Baependi, 14 de junho de 1895). A religiosa foi beatificada pelo Papa Bento XVI, que promulgou o Decreto da Beatificação em 4 de maio de 2013.
          Um distrito industrial foi instalado em Rio das Mortes pela antiga Companhia de Distritos Industriais no ano de 1993, onde estão implantadas diversas empresas da indústria madeireira, de materiais e metalurgia. (fonte das informações: Wikipedia)

Nenhum comentário:
Faça também comentários