Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 19 de março de 2019

Emboabas: distrito de São João Del Rei

(Por Arnaldo Silva) São Francisco do Onça ou simplesmente Onça era o nome antigo desse charmoso distrito de João Del Rei MG, cidade histórica mineira no Campo das Vertentes, a 190 km de BH. Seu nome atual é Emboabas, mesmo assim, seus moradores costumam chamar o lugar de Onça ou São Francisco do Onça.
          Onça é um dos mais antigos povoados formados em Minas Gerais, surgido no final do século XVII, com a chegada de bandeirantes à região. Em 13 de janeiro de 1727 era erguida a capela de São Francisco. Em torno da capela o arraial foi crescendo, tendo sido elevado a freguesia em 1864, de novo em 1884 e a partir de 1911 com a divisão administrativa do município de São João Del Rei, foi integrado como distrito, tendo seu nome alterado para Emboabas por decreto-lei em 31/12/1943.
          Emboabas é uma atraente e pacata vila, com um povo hospitaleiro, com muita história para contar, além de ter um charmoso casario colonial, com destaque para sua a Igreja de São Francisco de Assis, embora não, seja a antiga igreja erguida no século XVIII, a construção atual é do século passado, faz parte da fé e história de Emboabas. 
          Durante os festejos de São Francisco de Assis, a vila se movimenta para a festa. Missa com a presença de sacerdotes de outras paróquias, reza do terço, procissões onde os fiéis levam os andores de São Francisco de Assis, São Benedito e São Sebastião, com a participação ainda de grupos de congado, durante o cortejo. No dia da festa são realizados leilões, além de barraquinhas com comidas típicas e apresentações de bandas de músicas locais, que atraem pessoas de toda a região. 
(As fotografias desta edição são todas de autoria de César Reis)

2 comentários:

  1. Um dia irei visitar esta cidade em q meu bisavô foi professor em 1885.
    Prof Lauro de Lagos Ferreira de Araújo.
    Alguém conhece esse prof ?

    ResponderExcluir
  2. Hei de conhecer Emboabas, graças ao mel maravilhoso do Sr. Silvio Carvalho. Foi o que me chamou a atenção! E sua antiguidade, como arraial, também!

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores