Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sábado, 2 de março de 2019

Calendário Gastronômico de Minas Gerais

(Por Arnaldo Silva) Segundo a Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, o Estado de Minas possui 27 roteiros econômicos e 154 festivais de gastronomia, evidenciando produtos locais. Isso mostra a diversidade da cozinha mineira, em todas as cidades de Minas. 
          Oficialmente, são154  festivais já tradicionais que fazem parte do calendário de festividades de Minas Gerais. Evidentemente que em todos os municípios de Minas existem eventos gastronômicos, já que a culinária é identidade do Estado e nossas doceiras, quitandeiras e cozinheiras, mantém a tradição de cozinhar, de gerações, preservando um dos nossos maiores patrimônios, nossa cozinha típica. 
          Esses festivais fazem parte do Calendário Gastronômico Mineiro e atraem milhares de turistas para o Minas Gerais, já que a diversidade sabores inigualáveis de nossa culinária, rompeu asa fronteiras do Estado e do Brasil e é uma referência nacional e internacional. (fotografia acima de Mardem Mendonça no Festival Gastronômico de Itapecerica MG)
          As receitas mineiras, guardadas e preservadas há mais de 300 anos nas cozinhas de Minas, evidencia o talento do nosso povo para a arte de cozinhar e criar pratos, baseados em nossas tradições.
          Além dos famosos queijos, cafés e cachaças, ao longo dos tempos, novas receitas foram surgindo e incorporando à nossa identidade como o ora-pro-nobis, os derivados da jabuticaba, azeite, vinhos, licores, doces com frutas típicas, cervejas, rapadura, melado, biscoitos e receitas que diversas. (foto acima de Mardem Mendonça no Festival de Gastronomia Rural de Itapecerica MG)
          Não dá para postar todos os 154 eventos aqui. De abril a dezembro, conheça os principais eventos gastronômicos de Minas
Mês de Abril
- Festa Cultural da Goiaba - Em São Bartolomeu
          Em São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto MG, a goiabada fervilha nos tachos de cada casa. É uma das mais antigas tradições culinárias de Minas e Patrimônio Imaterial de Ouro Preto.
O distrito é conhecido como a Terra da Goiabada Cascão. A Festa da Goiaba é promovida pela Associação de Doceiros e Agricultores Familiares de São Bartolomeu (Adaf) e Associação de Desenvolvimento Comunitário de São Bartolomeu (Adecosb).
          Durante os dias de festa, o visitante conhece todo o ciclo de preparo da goiabada cascão, desde a colheita entre fevereiro e abril, até a produção artesanal do doce. Além de estar incorporada ao calendário turístico de Ouro Preto, é um dos eventos gastronômicos mais importantes de Minas Gerais.
- Festival Comida di Boteco - Belo Horizonte
          A capital dos mineiros é considerada a capital dos bares no Brasil. Todos os anos, entre abril e maio, acontece o Festival Comida di Boteco. É um dos mais importantes eventos gastronômicos do Brasil. Trata-se de um concurso de comidas preparadas pelos botequeiros belo-horizontinos. Os frequentadores dos bares é que votam nas melhores comidas.
          O evento dura em média 30 dias, para eleger o melhor prato entre os botecos da capital. O festival existe desde o ano 2000 e a ideia deu tanto certo que foi implantada em outras cidades mineiras e de outros estados do Brasil.
Mês de maio
- Festival da Quitanda e Goiabada de Cocais
          Cocais é distrito colonial de Barão de Cocais MG a 105 km de Belo Horizonte. O Festival é tradicional e atrai turistas de todo o Estado para degustar as famosas quitandas mineiras e a goiabada, num cenário colonial. Toda a comunidade se envolve na festa, como escolas, agricultores, quitandeiros. A festa é sensacional. Conta com oficinais culinárias, shows, concursos de quitandeiros e barracas com comidas típicas, feitas em forno à lenha.
- Festival da Quitanda de Congonhas MG a 80 km de BH
          O festival é tradicional e reúne as delícias da culinária mineira. Acontece na terceira semana do mês de maio. Além das quitandas, tem bebidas típicas, como cachaça e licores, artesanato local e apresentação de artistas, com música sertaneja raiz.
- Festa do Vinho em Catas Altas MG
          A tradição vinícola de Catas Altas, na Região Central a 120 km de BH, vem desde o século XIX. Hoje predomina o vinho de jabuticaba. Além dos vinhos, no evento acontece a eleição da Rainha e Princesa do Vinho, apresentação de artistas renomados e regionais e várias barracas com os produtos típicos de Minas. O evento acontece na Praça da Matriz da cidade.
- Festival Boa Mesa - Caxambu MG - Sul de Minas
          Esse festival começa em meados de abril e segue até meados de maio. Envolve todos os restaurantes da cidade que apresentam aos frequentadores pratos diversos criados pelos chefs. Durante o evento, são ministrada oficinas culinárias por diversos chefs de cozinha mineiros.
Mês de Junho
- Festival de Gastronomia Rural de Itapecerica
          A cidade histórica de Itapecerica, no Oeste de Minas, a 180 km de Belo Horizonte realiza um dos maiores e mais importantes festivais gastronômicos do Brasil. O foco do evento é a gastronomia rural tradicional e conta com atrações musicais com artista renomados, uma grande feira gastronômica, toda voltada para a cozinha típica da roça. Durante os dias de evento, a cidade recebe em média 20 mil visitantes. (fotografia acima de Mardem Mendonça)
          A estrela do festival é a cozinha rural e os cozinheiros e cozinheiras, quitandeiras, produtores de cachaça, rapadura, queijos, linguiças, artesãos, etc. (fotografia acima de Mardem Mendonça)
          Tudo que sai da roça e de como é feito na roça, no fogão a lenha, no forno de barro e fogão de cupinzeiro, está presente no festival, bem como todos os pratos da cozinha das montanhas, de Minas Gerais. (fotografia acima de Mardem Mendonça)
- Outono na Serra - Santana do Riacho MG
          A cidade é a porta de entrada para a Serra do Cipó. Fica a 125 km de Belo Horizonte. Esse evento é tradicional e a cada ano vem recebendo número maior de visitantes. Conta com shows gratuitos na praça, barracas com quitandas e pratos mineiros, além de degustação de vinhos e espumantes, bebidas tradicionais produzidos na região.
          Além da culinária típica de Minas e vinhos, o evento que acontece nos fins de semana de junho tem exposições de arte, noites temáticas e jantares românticos em homenagem ao dia dos namorados. Informações:http://santanadoriacho.mg.gov.br/
- Expocachaça - Belo Horizonte
          Esse evento é concorrido e um dos mais importantes de Minas. Reúne os principais produtores de cachaça do Estado. A cachaça mineira é considerada a melhor do Brasil.
- Festa do Pé de Moleque - Piranguinho MG
          Piranguinho, no Sul de Minas é a capital do Pé de Moleque no Brasil. Esse doce é tão importante para a cidade e Minas Gerais que é Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Minas Gerais. O doce movimenta a economia de Piranguinho e atrai turistas de todo o Brasil, principalmente para a Festa do Pé de Moleque que a cada ano se torna melhor. Uma das atrações do evento é o pé de moleque gigante.
          Além do doce, oficinas de culinária e outros produtos típicos da nossa culinária, no evento acontece shows musicais e exposição de artesanato local.
Mês de Julho
- Festival Igarapé Bem Temperado 
          Distante apenas 55 km da capital mineira, Igarapé valoriza a típica culinária mineira, aquela que sai dos quintais, do fogão e do forno à lenha. Todos os anos acontece o Festival Igarapé Bem Temperado - Cultura e Gastronomia. (fotos acima do Carlos Oliveira Stam - Igarapé Bem Temperado/@divulgação)
          Durante o evento são apresentados workshops pelas mestras cozinheiras locais, que trazem receitas de famílias preservadas há gerações, com boa parte dos produtos retirados de seus quintais.
          São receitas tradicionais mineiras como doces, licores, compotas, cachaças, broas, geleias, biscoitos, queijos e claro, nossos mais deliciosos pratos salgados como tropeiro, taioba com angu, frango com quiabo, umbigo de banana e tantas outras deliciosas receitas da nossa cozinha. 
          A cidade também conta com cervejeiros, que no dia do Festival, apresentam seus melhores rótulos. O evento é concorrido. São milhares de pessoas que vem da região para participarem do evento.
- Festa do Biscoito - Caldas MG 
          É um dos mais tradicionais eventos culinárias do Sul de Minas e do Estado. Todos os anos, milhares de turistas vem á cidade participar do evento. Caldas é uma das pioneiras na produção de vinhos em Minas. Seus doces são famosos bem como seu principal distrito, Pocinhos do Rio Verde que é uma importante estância hidromineral.
          É em Pocinhos que a Festa do Biscoito acontece, no Parque Balneário Dr. Reinaldo Pimenta de Oliveira. Dura o mês todo, sempre nos fins de semana de julho.
          Na festa o turista pode degustar vinhos, doces, queijos e claro, os mais diversos biscoitos de Minas, feitos em forno à lenha. Além da culinária, durante os fins de semana do evento acontecem shows, oficinais culturais, apresentação de danças e exposição de artesanatos.
- Festa do Vinho - Andradas MG
          Andradas no Sul de Minas, é a Terra do Vinho em Minas. A tradição começou no início do século passado, com a vinda para a cidade de imigrantes italianos. Desde 1954 a cidade realiza da Festa do Vinho. O evento conta com shows musicais, culinária típica e exposição dos vinhos e espumantes das vinícolas locais.
- Festival de Inverno - Extrema MG
          Os amantes do frio não podem perder esse festival, em Extrema, no Sul de Minas,  que dura o mês todo, sempre nos fins de de semana. A cidade é uma das melhores do Brasil para se viver e conta com uma ótima estrutura para receber os visitantes. Durante o Festival de Inverno acontece o Extremamente Caipira e o Festival Sabores da Roça.
- Festival do Queijo Canastra - São Roque de Minas
          O Queijo Canastra é o melhor do Brasil e um dos mais premiados do mundo. É patrimônio Imaterial de Minas. A qualidade desse queijo não se discute. Queijo que é queijo mesmo, tem que ser Canastra, Serro ou da Serra do Salitre, todos de Minas.
          Na cidade de São Roque de Minas, no Oeste do Estado, onde está a nascente do Rio São Francisco, acontece todos os anos o Festival do Queijo Canastra com degustação de queijos, palestras, mostra da culinária local e shows.
          A cidade conta com uma boa rede hoteleira, com destaque para as pousadas rurais. O evento acontece todo o mês de julho. Informações com a Aprocan pelo telefone: (37) 98831-2586.
Mês de Agosto
- Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes
          É um dos mais tradicionais eventos da alta gastronomia do Brasil. Atrai gente de todo os cantos do país e do mundo para Tiradentes, no Campo das Vertentes.
          Acontece sempre na segunda quinzena de agosto. A programação é variada e conta com cursos e oficinas culinárias, degustações, exposições, shows para todos os gostos e ainda tem a presença de renomados chefs de cozinhas de Minas, do Brasil e de outros países.
- Festa do Pastel de Angu - Itabirito MG
          A 60 km de BH, Itabirito se destaca por sua história, arquitetura e sua rica culinária. A maior iguaria do município é o tradicional Pastel de Angu tombado como Patrimônio Imaterial da cidade. A festa é famosa e movimenta a cidade, atraindo milhares de turistas para conhecer e experimentar a iguaria.
Mês de Setembro
- Festa do Queijo do Serro - Serro MG

          O queijo do Serro MG, Região Central, é Patrimônio Cultural de Minas e do Brasil desde 2004. É uma das mais antigas receitas da nossa culinária. A forma de fazer esse queijo é a mesma do início do século XVIII, não mudou nada. Por isso é Patrimônio de Minas e do Brasil.
          A festa do Queijo do Serro tem como objetivo preservar as tradições, mostrar os produtos do município e atrair os turistas para a cidade histórica, uma das mais belas de Minas. No evento acontece concurso de queijos, torneio leiteiro, exposições e palestras com especialistas sobre queijos e outros assuntos.
- Festa do Café com Biscoito - São Tiago MG
          A tradição de fazer biscoito existe há quase dois séculos em São Tiago. A festa é concorrida com milhares de turistas vindos de Minas e de todo o Brasil É uma das maiores festas do gênero no país. Acontece sempre no segundo fim de semana de setembro.
          A festa é uma oportunidade dos produtores locais mostrarem o talento e criatividade que tem em preparar biscoitos. Em São Tiago existem cerca de 50 unidades de fabricação de biscoitos, produzindo cerca de 50 tipos de biscoitos diferentes.
          Durante a festa dá para experimentar todos e comprar também. Além da rica culinária de forno e fogão a lenha, tem a hospitalidade dos moradores da cidade que não passa despercebida. São muito hospitaleiros e recebem todos os visitante com muita educação e respeito.
- Festa do Rocambole e Mostra Cultural
          A cidade de Lagoa Dourada, no Campo das Vertentes, vive e respira rocambole. Não é à toa que é conhecida como a Capital Nacional do Rocambole. Na festa o visitante poderá conhecer e degustar todos os vários sabores do tradicional doce, além de conhecer pratos típicos, como doces de cachaça, comida de boteco e participar de degustação de bolos e rocamboles. Grupos de teatros, folias de Reis e bandas regionais se apresentam durante o evento.
- Brumadinho Gourmet
          Este é o tradicional festival de arte, cultura e gastronomia de Brumadinho a 60 km de BH. Acontece sempre na primeira quinzena de setembro, em Casa Branca, charmoso bairro do município. É considerado o mais importante festival gastronômico da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
          Durantes dos dias do festival, além de conhecer e degustar as mais deliciosas receitas da nossa cozinha, o visitante conhecerá a arte e cultura de Brumadinho através de seus artesãos, artistas, músicos, dançarinos e chefs de cozinha profissionais, que se apresentam no evento.
- Festa do Morango de Estiva MG
          O Estado de Minas produz 65% do morango no Brasil e Estiva MG é a maior produtora da fruta de Minas Gerais. Embora outras cidades do Sul de Minas, produtoras de morangos, realizem festas e festivais do Morango, a Festa do Morango de Estiva é uma das mais tradicionais festas do Sul de Minas.
          No evento que geralmente ocorre em setembro, são apresentados pratos típicos com morangos, exposição, concursos, desfile da Rainha, da Baby Moranguinho, degustação de morangos e shows com artistas regionais e também renomados.
Mês de Outubro
- Uaiktoberfest - Nova Lima MG/Grande BH
          A produção de cerveja artesanal em Minas cresce ano a ano em reconhecimento, qualidade e premiações nacionais e internacionais. As cervejas artesanais mineiras estão entre as melhores do Brasil.
          Não é à toa que Minas é considerada a Bélgica das Cervejas Artesanais no Brasil. Diante do sucesso dos nossos rótulos, foi criado a Uaiktoberfest, que acontece todos os anos em Nova Lima cidade que fica a 30 km de Belo Horizonte. A cidade é um dos maiores polos cervejeiros de Minas.
          O evento tem a presença das principais cervejarias de Minas e de outros estados, além da nossa culinária. Durante a Uaiktoberfest, tem a apresentação de bandas de estilos variados como Rock and Rol, Blues, etc., além de apresentações de grupos de danças germânicas, vestidos tradicionalmente a rigor.
- Festival de Comida e Cultura de Roça - Gonçalves MG
          Nos três primeiros finais de semana de novembro acontece em Gonçalves MG, Sul de Minas, o tradicional Festival de Comida e Cultura da Roça.
          O evento valoriza as tradições culinárias e rurais levando ao público o que tem de melhor na roça, com cores e sabores da boa mesa mineira.
          A proposta é mostrar o melhor da culinária local, apresentar novos sabores e divulgar o artesanato tipicamente mineiro, que é famoso na região. Além disso a cidade é uma das mais belas de Minas, seu povo é muito hospitaleiro e o município foi agraciado por belíssimas paisagens da Serra da Mantiqueira.
Mês de Novembro
- Festa da Manga de Itaobim
          Itaobim, no Vale do Jequitinhonha, considerada da Capital Nacional da Manga, realiza um dos mais importantes eventos gastronômicos de Minas Gerais.
          O cultivo de manga é a principal atividade agrícola do município e na época da colheita movimenta ainda mais a economia da cidade, bem como atrai milhares de pessoas de toda Minas Gerais e de outros estados para a cidade, durante os dias da Festa da Manga.     
          O evento conta com shows locais e famosos no Brasil, oficinas gastronômicas e pratos diversos feitos com a fruta, além de pratos típicos.
- Festival Diamantina Gourmet
           Este evento em Diamantina MG, Vale do Jequitinhonha, mobiliza os restaurantes locais que participam com seus pratos criados exclusivamente para o festival. Começa no final de outubro e se estende até novembro. O auge do evento são os três dias finais do festival, onde acontece apresentações culturais, presença de chefs de cozinha do Estado e degustação dos prato pelos visitantes.
- Festival da Jabuticaba - Sabará MG
          Sabará, a 20 km de BH, é cidade histórica, com um rico acervo do período colonial, com obras dos mestres Aleijadinho e Ataíde. Além de sua história, é a Capital da Jabuticaba no Brasil. Inclusive, a espécie tem o nome da cidade incorporado, chama-se jabuticaba-sabará (Myrciaria cauliflora).
          Esse evento resgata toda a tradição da cidade e valoriza as receitas a base de jabuticaba que saem dos quintais para a a festa, se tornando um dos mais importantes festivais gastronômicos do Brasil. Nos três dias de festa o visitante conhecerá as receitas a base de jabuticaba como vinhos, licores, cachaças, geleias, bolos, sorvetes, molhos, etc. Para animar mais ainda a festa, acontece apresentações de bandas de música locais e mostras do artesanato local.
- Festa da Jabuticaba - Cachoeira do Campo
          A festa acontece desde 1992 na Praça da Matriz de Cachoeira do Campo, um dos mais importantes distritos de Ouro Preto MG, a 100 km de Belo Horizonte.
          O evento é muito bem organizado, com barracas com todas as receitas que a jabuticaba oferece, além de artesanatos, shows musicais, comidas e bebida típicas e claro, muita jabuticaba.
- Festa do Pequi - Montes Claros
          57% do território mineiro pertence ao bioma Cerrado, concentrado no Noroeste, Região Central e Norte de Minas. Em Montes Claros a cultura do pequi é tradição. A fruta faz parte da vida do povo do norte de Minas, sustenta famílias e movimenta a economia das cidades. O pequi é o símbolo da culinária da região.
          Em Montes Claros, Norte de Minas, acontece todos os anos a Festa Nacional do Pequi. No evento são apresentados os diversos pratos feitos com pequi como pudim, arroz com pequi, carne seca com pequi, sorvetes, doces, geleias, compotas, licores, etc. Além disso, tem apresentações musicais, palestras abordando temas relacionados ao Cerrado e conscientização da população sobre a importância da preservação do pequizeiro.
Mês de Dezembro
- Festa da Manga - Ubá MG

          A festa é organizada pela Prefeitura Municipal com o objetivo de valorizar o principal produto da cidade que é a Manga Ubá. Durante a festa acontece apresentação de pratos feitos com manga, shows, eleição da Garota Manga Ubá e outras atividades.
Nota da Conheça Minas:
          As datas dos festivais são definidos pelos organizadores, não tem dias fixos e sim, mês fixo.
          Esses festivais acima fazem parte do calendário gastronômico de Minas Gerais. Pode ocorrer adiamento ou alteração de data ou mês, de algum festival por motivo de força maior. Entre em contato com as prefeituras locais para confirmar ou não a realização das festas e festivais de seu interesse.

Um comentário:

  1. Junho/julho tem Jequisabor - Festival Gastronômico e Cultural do Vale do Jequitinhonha em Capelinha Mg

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores