Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sábado, 2 de março de 2019

A história e receita do rocambole de Lagoa Dourada

(Por Arnaldo Silva) A cidade de Lagoa Dourada fica no Campo das Vertentes e conta 12.769 habitantes, em 2022. Fica a 146 km de BH. A cidade tem origem no século XVIII e ainda preserva algumas construções e detalhes do período colonial. Mas o que chama a atenção na cidade é o rocambole. (foto abaixo de Marcelo Melo)
          Nas primeiras décadas do século passado, começou a chegar ao Brasil imigrantes europeus e libaneses. Um desses imigrantes libaneses foi Miguel Yossef, que aqui casou-se com a lagoense Dolores de Mello. Na cidade fixou residência e criou família.  
          Montaram um pequeno botequim onde Miguel Yossef começou a fazer guloseimas e pão de ló, um bolo de origem italiana caracterizado por uma massa fina a base de ovos, açúcar e farinha de trigo. 
          Posteriormente, na França, na era Napoleônica, usaram a receita do pão de ló mas com uma massa mais fina, passavam chocolate ou doce por cima e enrolavam. Os franceses deram o nome a essa iguaria de rocambole.
          Conhecendo a receita, Miguel e sua esposa começaram a fazer pão de ló. Faziam a massa bem fina e recheavam com o nosso tradicional doce de leite. Em seguida, enrolavam. Não deu outra, o doce agradou a todos e a fama da nova iguaria começou a se popularizar na cidade e região. (foto abaixo de Sérgio Mourão)
          Após o falecimento de Miguel Yossef, seu filho Paulo, continuou com o negócio. Muitas pessoas da cidade e também viajantes iam ao local para comer o doce. Muitos queriam levar para casa e não tinham como. Foi ai que teve a ideia de criar uma embalagem especial para o doce, colocando a guloseima numa caixinha.  
          Assim, podiam levar o doce para suas casas, mesmo morando em outras cidade, sem danificá-lo. Essa simples ideia alavancou as vendas e tornou a iguaria mais conhecida ainda. Tempos depois, Ricardo, filho do Paulo, assumiu os negócios da família e começou a colocar placas nas estradas, anunciando o doce. Isso atraiu a atenção de quem passava pelas estradas. Por curiosidade em conhecer e experimentar rocambole, não resistiam e iam para a cidade.
          Hoje o rocambole movimenta a economia de Lagoa Dourada. Praticamente em todas as ruas tem uma loja. A cidade reconhece Miguel Yossef e sua importância para o município. Tanto é que na cidade tem uma avenida em seu nome, a Avenida Miguel Yossef. É a rua do rocambole. Uma loja ao lado da outra, que leva todos os visitantes à loucura, com tantos rocamboles à vista. (na foto acima e abaixo da Luciana Silva, o rocambole de Lagoa Dourada, bem embalado e até em marmitex, para levar pra casa)
          Em Lagoa Dourada tem rocambole com diversos recheios, como goiabada, doce de coco, chocolate, etc., mas o original e mais procurado é com doce de leite. (foto abaixo de Marcelo Melo) Veja a receita:
INGREDIENTES
. 5 ovos;
. 100 g de açúcar;
. 100 g de farinha de trigo e
. 1 colher rasa de fermento

Recheio: Doce de leite a seu gosto
MODO DE PREPARO
- Separe as claras das gemas. Bater as claras em neve e acrescentar as gemas e o açúcar, batendo sempre.
- Misture o fermento na farinha e coloque na massa, misturando sempre e sem demorar.
- Forre uma forma com papel e despeje a massa espalhando bem.
- Leve ao forno com temperatura de 180º graus por 15 minutos.
- Passe a espátula do lado da forma para a massa se soltar, vire no pano e retire o papel. Espalhe o doce de leite colocando.

-  Enrole com o pano e passe no açúcar refinado.
Festa do Rocambole e Mostra Cultural 
          Todos os anos, geralmente em junho, na semana do aniversário de emancipação do município, 6 de junho, acontece a tradicional Festa do Rocambole na cidade (na foto acima de Marcelo Melo)
          Na festa o visitante poderá conhecer e degustar todos os vários sabores do tradicional doce, além de conhecer pratos típicos, como doces de cachaça, comida de boteco e participar de decoração de bolos e rocamboles. Grupos de teatros, folias de Reis e bandas regionais se apresentam durante o evento. 

2 comentários:

  1. Sao Sao deliciosas,as quitandas e doces de receitas mineiras.unicas!

    ResponderExcluir
  2. Aqui na cidade de Itumirim, Sul de Minas, o Ex- Pároco Bolívar Vieira, sempre fazia o delicioso rocambole, dizia que aprendeu a arte com sua saudosa mãe D. Iracema. É uma delícia.

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores