quinta-feira, 21 de março de 2019

Conheça a Fazenda Pouso Alegre em Rio Preto MG

Compartilhe:

O Hotel Fazenda e Restaurante Cantinho Rural está situado na antiga "Sesmaria do Pouzo Alegre", que está entre as pioneiras porções de terras que foram concedidas no atual município de Rio Preto/MG, nos primeiros anos do século XIX. 

Em 1839, quando faleceu o sesmeiro e fundador da fazenda, José Rodrigues de Freitas, o local já era conhecido por "Paragem do Pouso Alegre", denominação que confirma a antiguidade da casa sede da fazenda, cujo andar térreo já fora construído com armação para negócio. Foi estrategicamente edificada nas margens da "Estrada Velha", que desde o final do século 18 já era percorrida pelos tropeiros que do sul de Minas se dirigiam para o Arraial do Rio Preto, e defronte um movimentado porto para as embarcações que desciam o rio Preto e faziam ali, na barra do ribeirão Santa Martha, um local de parada frequente.

Na segunda metade do século 19, a parte da antiga sesmaria do Pouso Alegre onde se situava o imponente sobrado foi comprada pelo português Joaquim Gonçalves dos Reis, que intensificou ali, juntamente com os seus filhos, o comércio no seu armazém que passou a ser denominado de "Barranca do Rio Preto", razão pela qual o apelido "Parada" fora atribuído ao Sr. Joaquim como se fosse sobrenome e, depois, também aos filhos e netos desse importante comerciante de Rio Preto no final do século 19.

Com o falecimento do Sr. Joaquim Parada, as terras da Pouso Alegre foram divididas em fazendas menores, ficando com o seu filho chamado Antônio de Carvalho Reis o antigo sobrado com armazém no primeiro andar, que deu prosseguimento ao comércio. Com o falecimento do Sr. Antônio Parada, a sua filha Maria Carvalho dos Reis (e seu marido Domingos Gonçalves dos Reis), em comum com outros herdeiros e sucessores, vendeu “um alqueire de terras na fazenda Barra de Santa Martha, com uma casa de sobrado com cômodos para família e para negócio” para o fazendeiro Antônio da Costa Vieira, em 11 de outubro de 1924.

Ainda hoje o sobrado edificado no início dos anos 1800 em terras dos imóveis Pouso Alegre e Barra de Santa Martha permanece em poder dos herdeiros de Antônio da Costa Vieira, que souberam preservar esse patrimônio histórico do município de Rio Preto. Tal como era há cerca de 200 anos, seu neto Antonio Marcio Vieira reside em companhia da família no segundo pavimento, e um movimentado comércio (bar e restaurante) funciona no andar térreo, contando ainda com chalés e área de camping no entorno, trazendo de volta muitos frequentadores para aquelas paragens.
Conhecer o Hotel Fazenda e Restaurante Cantinho Rural é, acima de tudo, resgatar a história, voltar no tempo e reviver o passado!
Texto de autoria de Rodrigo Magalhães, pesquisador e escritor, autor do livro "Descoberta da Mantiqueira - O Sertão Phohibido do Rio Preto".
O Cantinho Rural está apenas 14 km da Fazenda Santa Clara, a maior fazenda do período colonial na América Latina.  
É permitido visitar o local que conta com estacionamento para carros de passeios, motos e motohomes.
A cidade de Rio Preto tem 6 mil habitantes e faz divisa com os municípios de Lima Duarte, Santa Rita de Jacutinga, Santa Bárbara do Monte Verde e Olaria. Fica na Zona da Mata, distante 354 km de Belo Horizonte.
Quem se interessar em conhecer  pode ligar para 32 984771500 ou 32 985254716 falar com Antônio Márcio Vieira. 

Nenhum comentário:
Faça também comentários