sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Museu de Artes e Ofícios de Belo Horizonte

Compartilhe:

O Museu de Artes e Ofícios (MAO) é um arrojado espaço cultural inteiramente dedicado ao universo do trabalho, das artes e dos ofícios do período pré-industrial brasileiro. Ocupa os dois prédios históricos da Estação Central e Estação Oeste de Minas, parte das áreas de embarque e jardins, onde funciona a principal estação do metrô da cidade. (fotografia acima de Fabinho Augusto)
     O Museu é considerado um dos maiores empreendimentos culturais da capital mineira nos últimos tempos. Além disso, tem realizado um papel importante na revitalização do centro histórico da cidade.
     Seu acervo consiste em uma rara e valiosa coleção de cerca de 2.200 peças reunidas ao longo de décadas e doadas ao patrimônio público federal pela empreendedora cultural Angela Gutierrez, dando continuidade ao trabalho iniciado há mais de 50 anos por seu pai.
     Essa coleção apresenta ao público as tecnologias de produção que deram origem a muitas profissões contemporâneas. São peças que permitem aos visitantes fazer uma empolgante viagem aos fazeres, ofícios e artes dos últimos três séculos. Podem ser vistos objetos de grande, médio e pequeno porte, confeccionados em madeira, ferro, couro, cerâmica - desde um alambique até minúsculos utensílios para confecção de jóias.
     O Museu expõe todo um universo em que o trabalhador brasileiro se reconhece. Entre as profissões estão as de barbeiro, carpinteiro, vendedor, cozinheira, tecelã, dentista, funileiro, mineiro, ourives e queijeiro.
     "A força do museu está principalmente no conjunto do acervo, ao promover o encontro do trabalhador consigo mesmo, com sua história e com seu tempo", diz Angela Gutierrez. "Cada visitante dá um sentido a cada objeto, a partir de sua vivência, memórias e referências".
     Entre os destaques do acervo, estão uma carpintaria inteira do século XVIII, movida a água, uma balança de pesar escravos do século XVIII, além do módulo dedicado ao couro e à mineração.
Fonte:https://www.mg.gov.br/conteudo/conheca-minas/turismo/museu-de-artes-e-oficios

Nenhum comentário:
Faça também comentários