sábado, 12 de janeiro de 2019

Conheça São José do Alegre

Compartilhe:

São José do Alegre fica no Sul de Minas Gerais no Vale do Sapucai a 438 km de Belo Horizonte, na Serra da Mantiqueira. Segundo o IBGE, o município contava com 4.183 habitantes. Faz divisa com os municípios de Itajubá, Piranguinho, Santa Rita do Sapucai, Maria da Fé e Pedralva. (na foto abaixo, de autoria de Vinícius Montgomery,  vista parcial de São José do Alegre)

História
Por volta de 1838 Caetano Pires e outros desbravadores, atraídos pela fertilidade da terra, fixaram-se na região. Mariano Machado e membros de sua família construíram a primeira capela. Foi, então, criado o distrito com a denominação de São José do Alegre, em 1890. Somente em 1953 o distrito foi elevado à categoria de município. Na cidade a maioria das casas tem acesso a energia elétrica e água tratada. (na foto abaixo, de autoria de Fernando Campanella, a bela paisagem rural de São José do Alegre)
Turismo
A festa do padroeiro, São José, com missas, procissões, concursos de músicas, shows de música sertaneja, gincanas, desfiles de cavaleiros, leilões, barracas e queima de fogos, movimenta a cidade durante cinco dias no mês de Julho.
Além disso existe a festa da Cidade realizada em 12 de Dezembro, onde se recebe visitantes de toda a região além do Vale do Paraíba e São Paulo.
Como opções de lazer a cidade conta bares, danceteria, clubes e praças.
A cidade é pacata conta com corredeiras como as do bairro boqueirão. Os rios são ótimas opções de lazer principalmente os Rios Sapucaí e Lourenço Velho que têm maiores volumes de água. O Ribeirão Anhumas corta o perímetro urbano.
Bem próximo à cidade existe em Pedralva a Estação do Pedrão de onde pode-se ter uma visão de toda a região.
Economia
O município possui alambiques, usina de beneficiamento de café, arroz, olarias, tecelagem, entre outros.
O município tem alta capacitação agrícola se destacando o cultivo de arroz (na foto acima de Fernando Campanella), café e banana, além de tradição na pecuária. (fonte das informações: Wikipédia)

Nenhum comentário:
Faça também comentários