sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Conheça Montes Claros

Compartilhe:

Fiel ás suas tradições, Montes Claros (foto acima de Sérgio Mourão) tem seu início no século XVII, com a bandeira de Fernão Dias. Dois membros abandonaram a bandeira e foram se aventurar pelo sertão. Antonio Gonçalves Figueira construiu a Fazenda Montes Claros em torno da qual surgiu e cresceu a cidade.
Montes Claros ainda conta com diversos pontos turísticos, como: o Parque Municipal Milton Prates (na foto acima de Eduardo Gomes), que possui uma grande área verde e é onde está situado o Zoológico Municipal; o Parque Sapucaia, que está localizado na Serra do Ibituruna, sendo uma reserva florestal com relevo montanhoso, propícia para prática de esportes radicais; o Parque Guimarães Rosa, criado pela Lei Municipal nº. 793 de 7 de agosto de 1989, é uma das maiores áreas verdes do perímetro urbano municipal; a Lapa Encantada, com cachoeiras com 1 km de rios subterrâneos; a Gruta do Engenho, aberta para visitação; o Conjunto Lapa Grande, onde se insere a gruta de mesmo nome que, com seus 3 km, está entre as maiores de Minas Gerais, além de abrigar em seus sedimentos restos de animais fósseis; 
além de construções como a Catedral de Nossa Senhora Aparecida (na foto ao lado de Lucas Vieira), com 65,08 metros de altura, a Igreja Matriz e a Igrejinha dos Morrinhos. Também possuem destaque os 164 sítios arqueológicos catalogados, tendo como principal o Complexo Espeleológico da Lapa Grande, dada a sua importância arqueológica, onde aparece a formação do vulcão espeleotema de pouquíssima ocorrência no Brasil.
No âmbito cultural, existem grande número de atrativos. O turista pode conhecer a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição e São José, o Museu do Folclore, o Centro Cultural Hermes de Paula e a Santuário Bom Jesus.
Dicas de Viagem
Montes Claros preserva suas tradições e possui dois espaços onde o turista pode apreciar o artesanato e a arte local. A Casa do Artesão possui uma exposição de peças artesanais e oferece oficinas de criação. Já o Salão de Artesanato do Centro Cultural expõe quadros, poesias e artesanato dos artistas da região. Entre as obras encontram-se peças em cerâmica, miniaturas de moinhos, esculturas a tapetes artesanais. (fotografia ao lado de Sérgio Mourão/Encantos de Minas)
Dados gerais
Fundação: 03/07/1857
Região: Norte de Minas
Municípios Limitrofes: São João da Ponte, Mirabela, São João da Lagoa, Claro dos Poções, Bocaiúva, Glaucilândia, Juramento, Francisco Sá, Capitão Enéas, Engenheiro Navarro, Coração de Jesus, Patis.
Distância de Belo Horizonte(Capital): 417 km
Circuito: Circuito Sertão Gerais
3/07 – Comemoração do Aniversário da Cidade
População Total (Hab.): 404.804 - IBGE 2018
Fonte: Wikipédia e http://www.visiteminas.com/montes-claros/

Nenhum comentário:
Faça também comentários