sábado, 5 de janeiro de 2019

Conheça Luminárias

Compartilhe:

Luminárias (na foto acima de Daniel Souza) está estrategicamente situada entre os municípios de Carrancas no Campo das Vertentes e São Thomé das Letras, no sul das Minas Gerais. Dotada de grande potencial natural e cultural e com ambos ainda conservados, a mesma vem se destacando como um dos mais novos redutos do Ecoturismo de Minas Gerais.
Compondo e confirmando-se como uma das cidades carro-chefe do Circuito Turístico Vale Verde e Quedas D’Água, no ano de 2006 o município conseguiu sua inclusão no Programa Estrada Real. (foto acima de Gilson Nogueira) Com um grande número de cachoeiras, lindas cavernas de quartzito e rios com corredeiras, o município se mostra com total vocação para a prática de esportes de aventura como espeleoturismo, boiacross, corrida de montanha, rapel, trekking, hiking, entre outras. (foto abaixo de Daniel Souza)
Além de todo o potencial natural, não se pode deixar de destacar seu rico patrimônio cultural como os eventos, grupos de danças (Dança da Fita e Dança do Vilão), Folias de Reis, contadores de causos, modas de viola, fogões a lenha, cachaças com o frango caipira e quiabo e o torresmo. 
E, sem dúvida alguma, sua principal marca, a hospitalidade única do povo luminarense, acolhedor e fraternal. (foto acima de Daniel Souza) Entre os principais atrativos turísticos de Luminárias estão o Complexo da Serra Grande (várias cachoeiras, grutas, picos, piscinas naturais), com destaque para a gruta da Serra Grande, uma das mais bonitas grutas de quartzito do Brasil; a cachoeira do Funil; o complexo de cachoeiras do Mandembe; a Água Santa, que desde o século XVIII recebe visitas de pessoas de diversas partes do país para se banharem em suas águas que são conhecidas pelo seu poder de curas milagrosas; o estreitamento do Inferno; as pinturas rupestres; o Ribeirão do Lavarejo; a Serra de Luminárias, que deu origem ao nome da cidade e onde segundo contam os mais antigos apareciam pontos luminosos; e o Ribeirão da Cachoeira. (fotografia abaixo de Daniel Souza)
Luminárias é um local único, mágico e fascinante, de uma energia que rejuvenesce e oferece momentos inesquecíveis.
Texto de Lincoln Daniel de Souza

Nenhum comentário:
Faça também comentários