terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Bom Sucesso, Macaia e a Usina do Funil

Compartilhe:

Bom Sucesso está na região Oeste de Minas Gerais e distante 205 km da capital Belo Horizonte. A população bonsucessense, de acordo com o Censo 2018, é de 17.598 habitantes. (imagem acima de Macaia, distrito de Bom Sucesso. Fotografia de José Luiz de Freitas)
Possui uma área de 708,17 km² e está a 18 km da Rodovia Fernão Dias, que liga Belo Horizonte a São Paulo e também uma ferrovia que liga várias cidades como Belo Horizonte a Cruzeiro no estado de São Paulo e à cidade de São Paulo, é um ramal ferroviário ligada à principal malha de estrada de ferro do Brasil. (na foto acima, de José Luiz de Freitas, vista parcial de Bom Sucesso)
Sua atividade principal é agropecuária, leite e café.
A Semana Santa também é bem tradicional, com o Setenário das Dores.(foto acima de José Luiz de Freitas, da Praça da Matriz)
A Cidade possui hotéis e comércio variado (destacando o comércio da panificação), hospital, policlínica, vários postos de saúde.

O distrito de Macaia
Uma das atrações turísticas de Bom Sucesso é o lago formado pela Usina Hidrelétrica do Funil, tornando o Distrito de Macaia um dos locais mais visitados no município. (na foto acima, Macaia, de autoria de Rogério Salgado)
Também se destaca como atração turística na cidade o distrito de Aureliano Mourão situado a 14 km da cidade, onde o turista encontra várias cachoeiras e corredeiras, pontes e estações ferroviárias da antiga linha da Maria Fumaça, e o encontro das águas do Rio Pirapetinga com o Rio das Mortes, com praias e águas propicias à pesca esportiva e banho de rio.
São quilômetros do Rio das Mortes com diversas cachoeiras e corredeiras com proteção ambiental e em determinados trechos com pesca proibida em função da legislação brasileira que proíbe a pesca próxima a corredeiras e cachoeiras. (na foto abaixo, a torre da Igreja de Macaia e ao fundo o lago da Usina. Fotografia de Rogério Salgado)

A Usina do Funil
A Usina Hidrelétrica do Funil é uma usina geradora de energia elétrica administrada pelo consórcio Vale/Cemig, que se localiza no Rio Grande, região sul do estado de Minas Gerais, na divisa entre os municípios de Lavras e Perdões. Foi concluída no ano de 2002.
Lago

No máximo operacional, o lago da usina inunda uma área de 40,49 km², nos municípios de Lavras, Perdões, Bom Sucesso (na foto acima de José Luiz de Freitas, em Macaia, distrito de Bom Sucesso), Ijaci e Ibituruna. Pode armazenar 285 milhões de m³ de água. A geração de energia é feita por meio de um desnível de até 39 m (nível do máximo operacional do lago 808 m acima do nível do mar / a altura das unidades geradoras varia entre 769,09m e 771,52m do nível do mar), utiliza turbina do tipo Kaplan, sua potência instalada é de 180 MW. (fonte das informações: Wikipédia)

Nenhum comentário:
Faça também comentários