terça-feira, 9 de outubro de 2018

Queijo branco e amarelo: qual a diferença?


Queijo é um alimento vivo, que temos em nossas mesas, principalmente na terra do queijo, Minas Gerais. É um dos mais antigos alimentos do mundo.


O queijo branco é o queijo fresco e o amarelo, o curado. Existe uma crença errada que diz que o queijo curado é só para ralar e fazer quitandas. Sim, é o ideal, mas não é só para isso não. É o melhor queijo para ser consumido regularmente, no café ou a hora que quiser. 

Há uma diferença entre esses dois tipos de queijos que eu considero básicas. Quanto mais branco for o queijo, mais lactose ele tem. Por si só, esse queijo não deve ser consumido por quem tem alergia a lactose. Já o queijo amarelo é o contrário. Quanto mais curado é, menos lactose tem.

A explicação é simples. No processo da "curagem" a lactose presente é fermentada. Quanto mais tempo for a cura, menos lactose o queijo terá.

Mas mesmo assim, quem tem alergia a lactose ou as proteínas do leite de vaca deve evitar queijos e os derivados do leite ou consumir com moderação, de preferência com sob orientação médica.

Entre o queijo branco e o curado, o mais saudável é o curado. 
(Texto e fotografia de Arnaldo Silva)

Nenhum comentário:
Faça também comentários