segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Existe doce de Ambrosia?

Não, não existe doce de ambrosia. O que existe é um doce feito com ovos com o nome ambrosia. Doce Ambrosia. Isso porque ambrosia, não é um objeto, um ingrediente, uma fruta, algo palpável. Ou seja, não existe algo concreto que possamos dizer, isso é uma ambrosia. Ninguém pode dizer que fez algo com ambrosia. Vamos entender melhor isso.
Segundo informações disponíveis na Wikipédia, na mitologia Grega, ambrosia era o alimento dos deuses do Olimpo, que concedia e mantinha a imortalidade dos mesmos. Por extensão, significa comida ou bebida extraordinária, deliciosa.  Era o nome dado a um doce com divino sabor, que teria poder de cura. Se um mortal comum o comesse sem o consentimento dos deuses, morreria. Conta a mitologia que, quando os deuses o ofereciam a algum humano, este, ao experimentá-lo, sentia uma sensação de extrema felicidade. 
É também o nome de um doce originário da Península Ibérica, popular também no interior do Brasil, feito de leite, ovos e açúcar. É um dos doces mais típicos de Minas Gerais e Rio Grande do Sul. No Brasil, também é conhecido como doce de ovos, ou doce de leite de bolinhas, devido à forma que este possui quando pronto para consumo. Ainda segundo informações na Wikipédia, a palavra ambrósia (com acento no ó) designa várias espécies de plantas da família das compostas e das quenopodiáceas.
Então, o nome correto desse doce é Ambrosia, sem acento.
Outra questão é o nome. Ambrosia não é ingrediente, uma fruta ou algo parecido. Não existe algo chamado ambrosia que possa fazer o doce, um ingrediente principal. Por exemplo: um doce de leite, o ingrediente principal é o leite. Ambrosia não é ingrediente, então não pode ser doce de ambrosia. O correto seria então chamar o doce de "Doce Ambrosia". E não doce DE ambrosia. 
Por Arnaldo Silva - Fotografia de Marlon Arantes

Nenhum comentário:
Faça também comentários