segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Carvalhos das trilhas, do Cafundó e da pinga boa

Carvalhos é uma pequena cidade do Sul de Minas. Se destaca pela tranquilidade, suas trilhas e cachoeiras que a cada dia atraem turistas em busca de descanso e convívio com a natureza. O município possui pacatos distritos, entre eles Franceses, Furnas (na foto abaixo) e o Cafundó.
Seu nome é uma homenagem a família Carvalho, família de origem judaico-marroquina cujo nome original era Nahom. Esta família se assentou na região, construindo uma igreja dedicada a Nossa Senhora Aparecida, em um terreno doado pela dona de uma fazenda na região. Atualmente essa família se encontra quase extinta no município. Sua população estimada em 2018 pelo IBGE é de 4.495 habitantes. 
A cidade não tem indústria e a produção agropecuária é que move a economia do município.  O comércio não possui potencial tão grande, quando comparado a cidades maiores. Porém, na região, destaca-se pelas lojas de material de construção, supermercados e farmácias. Além desses, a cidade conta com dois estabelecimentos que vendem hortifrútis, padarias e lojas de móveis. Na cidade, a operadora de telefonia móvel é a Vivo. 
Possui inúmeras cachoeiras distribuídas por todo o município (em torno de 70 quedas), a mais famosa é a Cachoeira da Estiva (na foto abaixo). Tem mais de 400 km de trilhas para a prática de Off-Road. Além disso, possui um pico chamado Pico do Muquém de altitude aproximada de 1800 m acima do nível do mar.



Também encontra-se no município o Pico do Calambau e dos Três Irmãos, que juntamente com o do Muquém, formam a Serra dos Três Irmãos. Há também o Pico do Quilombo (Serra do Quilombo), a Serra da Aparecida e a serra do Grão-Mogol.

O Cafundó 


Já te mandaram tomar no Cafundó? Pois é, esse lugar existe sim. Fica em Minas, em Carvalhos. É um pequeno povoado de fácil acesso em Carvalhos. Além de um pesqueiro, pequena pousada, pesque-pague no Cafundó tem a famosa cachaça Cafundó, feita com frutas. Então, tomar no cafundó é lá mesmo e a cachaça é de primeira. Boa mesmo. Além do lugar né, ser ótimo, bem cuidado e os moradores do pequeno povoado são todos gente da melhor qualidade. Aliás, como todo povo de Carvalhos é. 
No Cafundó, é produzida a famosa Cachaça Cafundó, a base de frutas como amora, abacaxi, laranja, maracujá, jabuticaba, mel, etc. Se alguém te mandar tomar no Cafundó, pode ir. A cachaça é boa, a comida é ótima e tem ainda no local uma pitoresca pousada, com pesque pague.
(Texto de Arnaldo Silva com informações da Wikipédia e IBGE com fotos de Dalton Maciel)

Nenhum comentário:
Faça também comentários