Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Conheça São Gonçalo do Rio das Pedras

(Por Arnaldo Silva) São Gonçalo do Rio das Pedras é um presepinho lindo de Minas, a 1150 metros de altitude. É distrito do Serro MG, situado no Alto Jequitinhonha a 338 km de Belo Horizonte às margens do antigo caminho que ligava o Serro a Diamantina na Estrada Real. Sua história está ligada ao período da colonização de Minas Gerais, à mineração do ouro e diamante. (fotografia acima de Nacip Gômez)
          Casario singelo, simples e colonial, ruas calçadas em pedra, a Vila é um dos lugares mais encantadores do Serro. Além disso, possui belezas naturais paradisíacas, que podem ser vistos pelo caminho, em estradas de terra, bem conservadas. Na charmosa vila, o visitante encontrará aconchegantes e charmosas pousadas como as Pousadas Refúgio dos Cinco Amigos, Fundo de Quintal, Mirante do Vale, além das pousadas Capão e do Pequi. (fotografia acima de Raul Moura)
          A natureza é exuberante e com paisagens e cachoeiras maravilhosas nas cercanias e o horizonte rochoso da Serra do Espinhaço. O encanto não é apenas das belezas naturais. Seu povo é maravilhoso, simples, educado, hospitaleiro e muito receptivo. São Gonçalo do Rio das Pedras é um lugar para descanso e contemplação. (fotografia acima de Raul Moura)
          A pequena vila possui um rico acervo arquitetônico, com belos casarios coloniais, comidas típicas de Minas e se destaca também na produção de doces, vinhos e receitas oriundas do período colonial. Tem um rico artesanato feitos em madeira, capim, tecidos e lã. (foto acima de Rita Peixoto)
          As tradições culturais e principalmente religiosas bem preservadas no distritos. Suas ruas são estreitas, calçadas ou gramadas, onde as crianças podem brincar à vontade, ao ar livre. (fotografia acima de Tiago Geisler) 
Lenda de São Gonçalo
          "Conta-se que há muito tempo atrás duas crianças brincavam em uma goiabeira onde está hoje a Matriz de São Gonçalo do Rio das Pedras (na foto acima de Tiago Geisler). Ao decorrer da brincadeira, as crianças encontraram uma imagem. Seus pais, ao verem aquela imagem, perceberam que era a de um santo. Como não existia nenhuma igreja no povoado, levaram-na em romaria para outro local mais perto, Milho Verde, onde havia uma capela. Mas o Santo pareceu não ter gostado nada da ideia e voltou para o mesmo lugar embaixo da goiabeira. 
          No outro dia, as crianças voltaram a encontrar a imagem no mesmo local. Apavorados, chamaram seu pais. Eles ficaram impressionados ao verem o santo no mesmo lugar de antes. Novamente reuniram-se em romaria e levaram a imagem ao Milho Verde. 
          Em sua caminhada, os romeiros perceberam as pegadas pequenas que havia na estrada e que sugeriam serem do próprio santo. Percebendo o acontecido, decidiram respeitar a vontade do santo, trazendo-o de volta e construindo a igreja Matriz de São Gonçalo no local de sua aparição". (fonte da lenda: Wikipédia)

3 comentários:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores