domingo, 2 de setembro de 2018

Conheça a cidade histórica de Datas

Pequena e aconchegante, Datas é uma cidade que resguarda lindas e deliciosas cachoeiras de águas geladas e cristalinas. Localizado no Vale do Jequitinhonha, a aproximadamente 272 km da capital mineira, faz divisa com os municípios de Diamantina, Serro, Presidente Kubitschek, Conceição do Mato Dentro e Gouveia. Segundo o IBGE, Datas tem em 2018, 5399 habitantes. (a fotografia acima é faz parte do acervo do Projeto Acervo Diamantina - Fragmentos Visuais da Cidade no Século XXI)
A cidade possui belas construções históricas como a majestosa Igreja do Divino, que é datada em 1870. A Lapa Pintada é um grande ponto turístico da cidade, por abrigar pinturas em pedras que ficam próximas a pequenos poços de água.
A Praça do Divino Espírito Santo é em homenagem ao santo padroeiro da cidade, que recebe todos os anos uma animada festa em seu tributo, a qual pode ser considerada uma das mais fortes manifestações culturais da cidade.

Igreja Matriz do Divino Espírito Santo
Datada de meados do século XIX, possui belo conjunto de talha neoclássica, de excelente padrão artístico, único exemplar identificado até agora no acervo da arte colonial mineira. (fotografia acima de Lucas Vieira)
A obra é, provavelmente, de autoria do mesmo arquiteto responsável pelo projeto da igreja, o francês Félix Guizard.

A Lapa Pintada
A Lapa Pintada é um grande ponto turístico da cidade, por abrigar pinturas em pedras que ficam próximas a pequenos poços de água. Localizado no distrito de Palmital a 12 km da cidade, seguindo em direção a Serro (aproximadamente 10 km).

Morangos
O morango da cidade de Datas é conhecido como uma das grandes referências da gastronomia local. Além dos morangos, as outras frutas vermelhas ganham bastante destaque na região. (imagem acima ilustrativa. Créditos: Pixabay)
Morangos do Vale do Jequitinhonha
Endereço: Faz Tropinha, S/N, Zona Rural, Datas.
Telefones: (38) 3543-1824 / 3543-1824
Email: jblcontabilidade@terra.com.br
----------------------------------------------------------------------------------------------
As informações acima foram extraídas do site do Instituto Estrada Real, exceto o primeiro parágrafo que contém acréscimos nosso.

Nenhum comentário:
Faça também comentários