quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Chapada do Norte e a Festa do Rosário dos Homens Pretos

Chapada do Norte é uma pequena cidade mineira do Vale do Jequitinhonha, a 545 km de Belo Horizonte. Sua população é de cerca de 16 mil habitantes, sendo que a maioria (mais de 10 mil) mora na zona rural.
A cidade é conhecida como uma das aglomerações urbanas com maior percentual de negros no país – 91% dos habitantes. Isto se deve ao fato de a localidade ter sido um quilombo, formado ainda no século 18, na época da mineração do ouro na região de Minas Novas. Com a decadência da exploração mineral, em 1743, os negros fugiram dos maus tratos e fundaram Santa Cruz da Chapada que, na época, era ligada à Bahia. Em 1963, o lugarejo desmembrou-se de Minas Novas e transformou-se em um município.
Devido à grande concentração negra, a festa mais importante da cidade é a comemoração do Rosário dos Homens Pretos, no segundo fim de semana de outubro, coincidindo com o feriado de Nossa Senhora Aparecida. Danças, apresentações musicais, lavação da igreja e distribuição do angu estão entre os rituais da festividade, que conta com a participação dos Tamborzeiros. Devido à sua importância histórica e cultural, tanto a festa quanto a igreja do Rosário foram tombadas pelo patrimônio histórico estadual. A capela, inclusive, foi restaurada há pouco mais de 10 anos. Apesar de sua simplicidade exterior, abriga um impressionante acervo em suas dependências, incluindo sofisticadas pinturas do período Barroco.
Também tombada pelo IEPHA é a Matriz de Santa Cruz. Quando estive lá, no final de 2007, presenciei um casamento em que quase todos os presentes eram da pele negra, criando um visual incrível. O casario da parte urbana ainda conserva vários edifícios antigos, com destaque para o casarão da prefeitura municipal. Fiquei encantado com uma lojinha, daquelas vendas antigas do interior, com uma impecável organização e um colorido fantástico.
Texto e fotos de Thelmo Lins e Vagner Cosse
Link original:https://descobertasdothelmo.blogspot.com/2018/09/dica-da-semana-chapada-do-norte-e-festa.html

Nenhum comentário:
Faça também comentários