Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Conheça a Bolerata do Serro

(Por Arnaldo Silva) Tudo começou em 1990 com um encontro de bandas que ocuparam as sacadas dos casarões históricos da Praça João Pinheiro, no Serro, na região do Alto Jequitinhonha. Foi um encontro tão emocionante, que a partir daquele ano, começou a ser frequente e a partir de 2002, virou um evento tradicional na cidade, com apoio da Prefeitura Municipal e Associações culturais e musicais locais. 
          É um espetáculo maravilhoso. O centro da cidade, com seus belos e preservados casarões, a beleza da escadaria e Igreja de Santa Rita, emolduram a paisagem da noite cultural. O povo fica ao centro da praça, e pode saborear os produtos da terra, como o famoso queijo do Serro, a cachaça, doces e também, tomar uma boa cerveja ou uma gostosa bebida quente. Quem não se contenta em ficar sentado, ouvindo, levanta da mesa e dança à vontade. (fotografia acima e abaixo fornecidas pela nossa amiga Sônia Dayrell - In Memorian)
          
O repertório principal é o bolero mas as tradicionais fanfarras, serestas, clássicos são tocados também. Música boa, de qualidade e com bandas formadas por músicos talentosos, que amam a arte que vivenciam e passam para os conterrâneos e visitante. Emociona, encanta, alegra a alma. 
          
O som das bandas, que ecoa por todos os cantos, becos e e ruas da tri-centenária cidade serrana. O evento dura 90 minutos. Pura cultura, música de qualidade com muita emoção. E o povo serrano é ímpar, gosta de música, de cultura e valoriza sua cidade, suas tradições e seus valores. São hospitaleiros, simples, alegres e recebem muito bem os turistas e visitantes. (foto acima de Sônia Dayrell - In Memoriam e abaixo de Sônia Fraga)
Como chegar em Serro
          Além da Bolerata, o Serro tem um rico e preservado acervo arquitetônico e festividades culturais como a Folia de Reis e Festa de Nossa Senhora do Rosário. Seus distritos são muito procurados por turistas pela simplicidade e belezas naturais. Milho Verde, São Gonçalo do Rio das Pedras, Vila de Mato Grosso e Capivari são os distritos mais procurados.
          A cidade fica a 226 km de Belo Horizonte, 759 km de Brasília, 892 km de São Paulo, a 685 km do Rio de Janeiro  a 580 km de Vitória. 
De avião: Pegue um avião até o aeroporto de Confins em Belo Horizonte. Do aeroporto, siga de ônibus até a rodoviária da capital mineira pegue um ônibus na rodoviária, da viação Serro ou Saritur. São 4 hs e 30 minutos de viagem e você poderá contemplar as belas paisagens da Serra do Cipó, pelo caminho. (foto acima de Anderson Sá)
De carro: Se vier de Brasília, venha pela BR 040 e próximo a Curvelo, pegue a BR 259. Se ver de Belo Horizonte, pegue a MG 010, sentido Lagoa Santa, Serra do Cipó e Conceição do Mato Dentro e ficar atento as placas indicativas.
          Se for sair de São Paulo, venha pela Fernão Dias, até BH e pegue a MG 010, sentido Lagoa Santa, Serra do Cipó, Conceição do Mato Dentro e fique atento as placas indicativas.

7 comentários:

  1. Bom dia!! Sabe me informar quando será divulgado o calendario das boleratas para 2019?

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, vi um post em um perfil do deskgram que a temporada das Boleratas começa em 18/05 proximo - gostaria de saber se é verdade e quando a programação será disponibilizada e onde.

    Grata

    Jane

    ResponderExcluir
  3. Olá!! Alguma previsão de divulgação da programação das Boleratas para 2019??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendemos sua pergunta. A programação está na matéria, leia por favor do início ao fim.

      Excluir
  4. Bom dia!! Desculpe pela ultima msg - não tinha visto que matéria tinha sido atualizada com a inclusão das datas!! Obrigada!!

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores