Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

A 3ª mais antiga igreja de Minas

(Por Arnaldo Silva) Em Fidalgo, distrito de Pedro Leopoldo, cidade a 46 km distante de Belo Horizonte, encontra-se um dos mais importantes sítios arqueológicos e arquitetônico de Minas Gerais. Na Quinta do Sumidouro, em Fidalgo está uma das mais antigas igrejas de Minas Gerais, a Capela de Nossa Senhora do Rosário.
          O local, formado ainda pela casa sede da Quinta, o Sítio arqueológico do Sumidouro e a Lagoa da Lapa, tem origens por volta de 1674, quando da chegada à região das bandeiras lideradas por Fernão Dias Paes Leme. O bandeirante deixou na região um rico patrimônio histórico, formado pela casa em que construiu, viveu e faleceu, hoje museu, além da Capela de Nossa Senhora do Rosário. (na fotografia acima de Alexa Silva/@alexa.r.silva, a Capela de Nossa Senhora do Rosário)
A Quinta
          Região de terras férteis o bandeirante decidiu formar uma Quinta. Em Portugal, Quinta é uma propriedade rural de grande extensão, com nascentes de água e terras férteis, propícia para fixar moradia. Literalmente, Quinta é o que chamamos hoje de Fazenda.
          Fernão Dias deu origem a formação de um arraial em sua Quinta, denominado de Quinta de São João do Sumidouro.
Popularmente chamada de Quinta do Sumidouro, o arraial foi elevado a distrito de Pedro Leopoldo em 1923, com o nome de Fidalgo. 
          O conjunto formado pela Casa de Fernão Dias, o Sítio da Quinta, a Lagoa da Lapa, a Capela e seu entorno, continuaram a ser chamado de Quinta do Sumidouro.
A 3ª Igreja de Minas Gerais
          A singela e mimosa Capela do Rosário, foi o terceiro templo religioso construído em Minas Gerais. A primeira foi Igreja de Nossa Senhora da Conceição, erguida em 1670, em Matias Cardoso, no Norte de Minas. Já a segunda, foi a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, erguida por volta de 1688, em Brejo do Amparo, distrito de Januária, também no Norte de Minas.
          A Capela de Nossa Senhora do Rosário foi erguida a partir de 1694, com a formação da Quinta por Fernão Dias. A Capela, faz parte do conjunto histórico da Quinta o Sumidouro. Todo o conjunto é um bem tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/MG) desde 27 de janeiro de 1976. (na fotografia acima de Arnaldo Silva/@arnaldosilva_oficial, a Capela do Rosário)
          A Capela foi construída pelos escravos que formavam a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário. Participou também da construção da Capela a Irmandade do Santíssimo Sacramento.
Estilo Joanino
          As primeiras construções erguidas em território mineiro, eram bem simples em sua arquitetura e ornamentação. As características que definiram o estilo arquitetônico das construções coloniais mineiras, estava ainda em seu início. Era a primeira fase do Barroco Mineiro.
          De traçado simples e singelos em seu exterior, a Capela do Rosário da Quinta do Sumidouro recebeu ornamentações, talhas e retábulos nas características do estilo Joanino.
          Este estilo tem origem em Portugal, no final do século XVII e tinha como característica principal a união de vários estilos arquitetônicos. Pelo estilo ter sido criado durante o reinado de Dom João V (1706/1750), recebeu esse nome. O estilo Joanino foi a segunda fase do Barroco Mineiro, predominando nas primeiras construções mineiras nas primeiras décadas do século XVIII, até a entrada da terceira fase do Barroco Mineiro.
Ornamentações da Capela do Rosário
          Seguindo o estilo Joanino, o interior da Capela do Rosário tem em seu retábulo-mor sua principal ornamentação come anjos, tarjas, colunas e nichos cortinados, além da pintura do forro da nave principal, em estilo Rococó.
          Na terceira fase do Barroco Mineiro, o retábulo-mor da Capela recebeu a imagem de Nossa Senhora do Rosário, obra atribuída ao Mestre do Barroco Mineiro, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. (na foto acima de Arnaldo Silva/@arnaldosilva_oficial, o retábulo-mor da Capela)
          Ao longo de sua construção até sua completa conclusão, a Capela do Rosário da Quinta do Sumidouro passou pela primeira, segunda e terceira do Barroco Mineiro, dai sua grande importância e valor histórico para Minas Gerais.

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores