sexta-feira, 15 de junho de 2018

Tipos de Queijo por Regiões

Conheça as regiões produtoras do Queijo Mineiro e as diferenças existentes entre cada queijo. (foto acima Queijo D´Alagoa)
Queijo de Araxá
O queijo da região de Araxá possuí características múltiplas que são resultado de fatores diversos da região. Apresenta sabor suave, picante e denso. Sua textura é delicada, sua casca é amarela e firme quando curado. Faz uma bela companhia á cerveja ou vinho tinto e transforma a receita de pão de queijo em uma das mais saborosas.
Queijo do Campo das Vertentes
A região é ideal para a fabricação do queijo, condições climáticas favoráveis e ambiente propício para o processo de maturação. Entre suas características a casca é semi-dura, firme, cor da casca amarelo palha. Sua textura é fechada e pode apresentar algumas olhaduras. Sabor levemente ácido.
Queijo da Canastra
Queijo da Serra do Canastra, em Minas Gerais. Entre as características desse produto, estão um sabor único, forte, levemente picante, denso e encorpado. Deve ser consumido curado ou meio-curado com pelo menos uma semana de maturação. Sua cor se torna dourada. Para o processo de maturação o queijo deve descansar fora da geladeira e ser virado uma vez por dia.
Queijo do Cerrado
O queijo produzido nessa região carrega muita tradição e fidelidade ao modo de fazer os primeiros queijos. De casca semi-dura, de textura compacta. Cor branca amarelada, sabor ligeiramente ácido, amanteigado e consistência macia. Diferente do canastra, o tempo de maturação deve ser médio.
Queijo da Serra do Salitre
O queijo produzido na região da Serra do Salitre apresenta sabor é suave e é cremoso. Sua tendência é intensificar de acordo com o tempo de maturação. Pode ser encontrado meia-cura, fresco, ou curado, e o tipo Imperial é encontrado envolvido por uma camada de resina – amarela ou preta- que protege o queijo.
Queijo do Serro
Queijo da região do Serro em Minas Gerais é preparado através do leite cru. Sua massa é branca, fina, homogênea, consistente e sem trincas. Sua casa é branca e lisa, e após o processo de cura, tende a ficar com uma crosta fina e levemente amarelada.
Queijo do Triângulo Mineiro
As características da região garantem as diferenças no resultado final do queijo aqui produzido. Casca semi-dura, tende ao macio. De textura compacta, cor amarelo ouro, de sabor suave e ligeiramente ácido.
Queijo da Mantiqueira
O queijo artesanal da região da Mantiqueira é feito apenas com um dos melhores e mais completo leites produzido entre todas as raças leiteiras: o leite Jersey. Ele contém uma maior quantidade de sólidos não gordurosos (proteína, lactose, vitaminas e minerais) e gordura, quando comparado com os outros, produzidos por outras raças de gado. Quanto mais componentes, mais saboroso e nutritivo é o leite.
-------------------------------------
Fonte das Informações, exceto sobre o Queijo da Mantiqueira, extraídas do Portal do Queijo - portaldoqueijo.com.br

Nenhum comentário:
Faça também comentários