terça-feira, 5 de junho de 2018

Rio do Peixe em Botumirim

Compartilhe:

Localizado a 12 km ao sul da cidade de Botumirim MG, no Alto Jequitinhonha, o Rio do Peixe e um lugar de beleza impa, é um rio de água pura e límpidas, às margens suas paias de areia brancas. Estar nesta região e como esta em outro mundo, pois as paisagens que rodeiam o local, algumas vez nus faz esquecer que estamos no planeta terra. Lembrando às vezes a paisagem lunar. O céu e a terra se confundem em um jogo de imagens formados pelo reflexo da paisagem nos espelhos d’água.
A festa dos lambaris na água faz jus ao nome do rio, a sua algazarra faz lampejos brilhantes como diamantes, mostrando a vida do Rio de Peixe.
Nesta região do rio há um local destinado a realização de eventos festivos, um ótimo local para pratica de camping, onde os visitantes podem se divertir, curtindo a natureza exuberante do local, com suas lindas quedas d’água e locas para nadar e praticar esportes nas praias de areias brancas.
O visitante tem ainda a oportunidade de apreciar as belezas da fauna e flora local, rica em diversas espécies, inclusive com varias espécies de plantas carnívoras e outras plantas raras.
Botumirim
 Cidade Mineira localizada na encosta da serra geral (Serra do Espinhaço) na região do alto Jequitinhonha. Distante 168 km de Montes Claros e aproximadamente 575 km de Belo horizonte. É a cidade mais alta do Norte de Minas Gerais localizada a mais de 850m de altitude, possui um clima ameno, típico das regiões serranas mantido pela brisa fresca que sopra das montanhas.
Historicamente a cidade teve a sua origem na procura pelo ouro e diamantes. Seus fundadores vieram em busca dos minerais preciosos e aqui se fixaram dando o nome ao local de “Serrinha” que posteriormente foi traduzido para a linguagem indígena ”Botumirim” que significa “Serra Pequena”.
A procura do diamante e do ouro levou os garimpeiros a se espalhares pelo interior do território. Operando a ocupação natural da terra para onde convergiam os novos habitantes. A fixação do homem a local, todavia, veio se dar graças à fertilidade do solo, muito propício as lavouras em geral, destacando-se, á cultura do café.
Contudo a maior riqueza da cidade se encontra em suas belezas naturais, a paisagem da Serra Geral se destaca nas suas mais diversas formas, com a predominância de campos rupestres, campos de altitudes, veredas e cerrados, com as vegetações típicas destes biomas. 
Por toda a região são encontradas inúmeras nascentes de rios que brotam do solo e logo se tornam caudalosos desembocando em inúmeras cachoeiras encontradas em diversas partes, dando ao município uma singularidade em relação ao grande número de pontos turísticos encontrados, compostos de paisagens paradisíacas de beleza só encontrada aqui.  
Fonte das duas matérias: https://www.belezasdebotumirim.com/rio-do-peixe e www.belezasdebotumirim.com -  As fotografias acima são de autoria de Wilson Ferreira dos Santos - Vocês podem acompanhar mais fotos do Wilson pela fanpage administrada por ele: www.facebook.com/belezasdebotumirim/

Nenhum comentário:
Faça também comentários