segunda-feira, 25 de junho de 2018

Igreja de São José da Lagoa em Nova Era

A Igreja Matriz de São José (na foto acima de Elvira Nascimento) foi construída no século XVIII. É tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), desde 17/03/1953.
O altar-mor é de autoria de Francisco Vieira Servas, escultor e entalhador da época de Aleijadinho. A pintura do teto da Matriz São José, documenta o estilo rococó, na transição do séculos XVIII para XIX. (foto ao lado de Elvira Nascimento)

A planta se desenvolve a partir da nave, separada da capela-mor, pelo arco-cruzeiro. No pavimento superior ficam as tribunas e o consistório. No interior, a exuberante decoração em ouro, o conjunto de talhas e pinturas dos séculos XVIII e XIX, estilo rococó, impressionam, além da belíssima imaginária.
O conjunto tem nos altares as imagens de São Francisco, Sant’Anna, São João Batista, São Sebastião, Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito. No altar-mor destaca-se a imagem do padroeiro São José. Possui uma curiosidade arquitetônica, em um de seus altares colaterais o camarim é subdividido em dois níveis que recebem Santana Mestra e São Francisco, exemplo único no Brasil.  (na foto abaixo, de Elvira Nascimento, vista parcial da cidade de Nova Era MG)

Endereço: Praça Matriz, s/n Bairro: Manjahy
Telefone para contato: (31) 3861-4228
Visitação: domingos e feriados e durante a semana (agendado).
Missas: todas quartas-feiras, 3ª quinta-feira, 2º sábado e 3º domingo do mês

---------------------------------------------------------
Fonte da informação:http://www.novaera.mg.gov.br/detalhe-da-materia/info/igreja-matriz-de-sao-jose-da-lagoa/6510

Nenhum comentário:
Faça também comentários