terça-feira, 8 de maio de 2018

Receita de Torta Mineira

Fotografia de Marcos Michelin/Jornal O Estado de Minas
Ingredientes:
- 500 g de queijo-de-minas picado
- 200 g de creme de leite
- 1 copo (americano) de açúcar cristal
- 2 colheres (sopa) de amido de milho
- 1 copo (americano) de leite
- 300 g de biscoito de maisena
- 2 goiabas vermelhas, cortadas em rodelas
- 100 g de goiabada cremosa (de comer de colher)
- 3 colheres (sopa) de margarina
- 4 ovos
Material:
- 1 forma redonda de fundo solto, com aproximadamente 20 cm de diâmetro
Como fazer Torta Mineira:
Bater os biscoitos no liquidificador para que fiquem triturados e, em uma vasilha à parte, misturar com a margarina, amassando até obter massa homogênea. 
Cobrir o fundo e as laterais da forma com a massa e levar ao forno por 5 minutos. Bater no liquidificador o creme de leite, o queijo, o leite, o amido de milho, o açúcar e os ovos. 
Despejar a mistura por cima da massa, ainda na forma, e levar ao forno por uma hora.
Deixar esfriar e desenformar. 
Despejar a goiabada por cima do creme de queijo e decorar com as rodelas de goiaba.

Combinação soberana
 Um almoço de primeira pede sobremesa à altura. E a cozinha do Restaurante Donana não deixa a desejar. A oferta vem melhor do que a encomenda, com uma receita que surpreende pela praticidade e pelo sabor de cada garfada. A torta mineira, como foi batizada, é apresentada pela funcionária Silvana Ferreira Cunha. Palpite ali, sugestão aqui, o resultado foi uma torta com massa que quebra na boca e traz no recheio a perfeita combinação que enche os mineiros de orgulho: goiabada com queijo.

Segundo Silvana, a torta foi sucesso logo que foi servida ao público e, de tão especial, só pode ser apreciada uma vez por semana. A gente sempre serve o básico e, semanalmente, colocamos uma receita diferente na parte de sobremesas. Para isso, pesquisamos e trazemos de casa algo que achamos interessante, para que outros experimentem e façam alguma modificação, diz. O básico, no caso, já é de atiçar a gula.

Um desfile de compotas, tortas enfeitadas e doces cremosos cobrem a mesa que, para muitos, representa tentação difícil de resistir. Se essa conversa já despertou o desejo de beliscar um doce, não deixe de preparar a torta. Basta ter os ingredientes à mão e um liquidificador. Pronto. Torta montada, vai ao forno e já está no ponto de servir. Goiabas fatiadas dão o toque especial e fazem cada mordida virar um sonho de que não se quer despertar.

Receita fornecida por Silvana Ferreira Cunha, de Sete Lagoas MG
Receita do caderno Sabores de Minas do Portal www.uai.com.br - Jornal O Estado de Minas. Link original: https://www.uai.com.br/app/noticia/saboresdeminas/receitas/2017/04/07/receita-saboresdeminas,4605/torta-mineira.shtml

Nenhum comentário:
Faça também comentários