segunda-feira, 7 de maio de 2018

Receita de Doce de Laranja com Rapadura

Fotografia de Euler Júnior/Jornal O Estado de Minas
Ingredientes:
- 4 laranjas da terra médias
- 600 g de rapadura picada
- 1 litro de água
- Cravo e canela em pau a gosto

Como fazer Doce de laranja com rapadura:
Com um ralo, retirar a casca das laranjas, deixando uma fina camada lisa. Partir ao meio e, com uma faca, retirar o bagaço e as sementes. 
Deixar de molho por quatro dias, trocando a água três vezes ao dia. 
Escorrer e cozinhar a laranja com água limpa, por cerca de uma hora, ou até que esteja macia. 
Escorrer e levar novamente ao fogo, com a rapadura, um litro de água, cravo e canela. 
Quando o doce começar a borbulhar, retirar do fogo e esperar esfriar para servir.

Cozinheira com orgulho
 Para alguns, a cozinha é apenas um lugar de passagem. Para outros, uma opção para relaxar. E há também aqueles que, nela, acharam uma verdadeira salvação para momentos em que a vida dá uma apertada. É o caso da doceira Diná Silva, que descobriu nas panelas outra forma de viver. Moradora de Itumirim, a 360 quilômetros de BH, Diná deixou a terra natal na tentativa de vencer na capital. Foi funcionária de uma empresa de telefonia e vivia uma rotina acelerada.

Em um susto, ficou desempregada e teve que voltar à cidade natal. "Percebi que essa ideia de viver na capital é ilusão. Eu me sinto realmente feliz aqui." O novo capítulo de sua história passou a ser escrito à frente das panelas. Sem saber o que faria para se sustentar, decidiu preparar salgados e doces. "Aprendi sozinha, lendo revistas, testando receitas. Cheguei a gastar mais de um quilo de farinha para fazer um salgado, mas deu certo."

A prova de sua vocação para a culinária está na excelência de seus produtos, que têm no carinho e na persistência seus melhores temperos.

Receita fornecida por Receita fornecida por Diná Silva, de Itumirim MG

Nenhum comentário:
Faça também comentários