sábado, 12 de maio de 2018

Rapadura com frutas do Cerrado

Fotografia de Renato Weil/Jornal O Estado de Minas
Ingredientes:
- 20 litros de garapa
- 2 quilos e meio da polpa retirada da fruta escolhida (mangaba, abacaxi, coco, mamão)
Material:
- Tacho de cobre
- Uma gamela grande de madeira
- Formas para rapadura
Como fazer Rapadura com frutas do cerrado:
Cozinhar a garapa por aproximadamente quatro horas, até virar melado. 
Pôr a polpa da fruta no melado e mexer por mais 40 minutos. Observar o ponto, que deve ser parecido com uma bala que repuxa. 
Retirar do tacho e pôr na gamela de madeira. Mexer mais 15 minutos para endurecer um pouco. Pôr em formas.

Doce labuta no engenho
No século 19, quando algumas famílias se firmaram no Triângulo, nasceu Uberlândia. A topografia privilegiada e a localização próxima às divisas com outros estados deram à cidade a chance de crescer. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turístico, hoje, com cerca de 600 mil habitantes, é a segunda maior cidade do interior do Brasil. Mas o valor tradicional de coisas que só se encontram na zona rural não é esquecido.

Uma das preciosidades produzidas nas fazendas é a rapadura de Elza Aparecida Freitas Miranda, que desde os 6 anos encara os tachos. Aos 53 anos, ela conta que o costume de fazer rapadura veio do bisavô e que o sustento da família é resultado do trabalho no engenho. Para Elza, é serviço artesanal e prazer. Quanto estou no engenho, nem tenho vontade de comer, esqueço de tudo. Gosto tanto que, se pudesse, colocaria uma cama lá, brinca.

Os produtos misturam o doce do melado aos sabores de frutas como abacaxi, mamão, coco e mangaba. A fama da rapadura se espalhou pelo comércio da região e, hoje, Elza produz até 80 unidades por dia. Ela e outras pequenas produtoras se reúnem uma vez por mês em uma feira na Prefeitura da Uberlândia para levar o gosto das fazendas à cidade.

Receita fornecida por Elza Aparecida Freitas Miranda, de Uberlândia MG

Nenhum comentário:
Faça também comentários