quarta-feira, 9 de maio de 2018

Doce de Batata Doce

Fotografia de Jair Amaral - Jornal O Estado de Minas
Ingredientes:
- 1 kg de batata-doce roxa
- 2 litros de leite
- 150 g de açúcar cristal
Como fazer Doce de batata-doce:
Lavar bem as batatas e cozinhar na panela convencional, até ficarem bem macias. 
Escorrer e descascar. 
Passar em uma peneira de arame fina. 
Levar o leite e o açúcar ao fogo e, quando começar a ferver, pôr a batata. 
Mexer até o doce começar a se soltar do fundo da panela.

Doce magia dos quintais
Um sonho de garota determinou a entrada definitiva de Renata da Silva Coelho, filha de Vilma, no mundo da cozinha. Quando criança, ela ajudava a mãe na venda das quitandas. Mas foi aos 14 que resolveu pôr, literalmente, a mão na massa. Minha mãe disse que, se eu quisesse festa de 15 anos, teria que ganhar dinheiro. Comecei a ajudar na cozinha e a vender ainda mais. A festa foi linda, mandaram até matar um boi. As lembranças da época são contadas aos risos pela mineira, que recorda também, à beira do fogão, as dificuldades do passado.

Eu e minha irmã íamos para a cidade com aquele tanto de balaio nas mãos e o povo ria da gente. Mexíamos com horta e com roça. Hoje, graças à persistência da nossa mãe, a gente conquistou muita coisa. Além de cultivar verduras, Renata prepara doces, colorau e torresmo na farta cozinha da casa. Tudo isso é levado por ela e o pai para a feira de Igarapé, onde a clientela fiel faz encomendas para todos os sábados.

E, como prova de que talento está no sangue, Renata serve doce de batata-doce, uma herança da avó que chega à terceira geração encantando paladares.

Receita fornecida por Renata da Silva Coelho, de São Joaquim de Bicas MG

Nenhum comentário:
Faça também comentários