quarta-feira, 9 de maio de 2018

Bolo de Banana

Fotografia de Juarez Rodrigues/Jornal O Estado de Minas
Ingredientes:
- 3 ovos
- 2 copos (tipo americano) de farinha de trigo
- 2 copos (americano) de farinha de pão
- 1 copo (americano) de açúcar refinado
- 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
- 2 copos (americano) de leite
- Meio copo (americano) de óleo
- 2 colheres (sopa) de margarina
- 16 bananas-nanicas sem casca e cortadas ao meio,no sentido do comprimento
- Manteiga e farinha para untar
Como fazer Bolo de banana:
Bater no liquidificador os ovos, as farinhas, o leite, o óleo, a margarina e um copo de açúcar refinado. Caso a mistura esteja muito grossa, acrescentar mais leite. Pôr o fermento e misturar com uma colher. Despejar metade da mistura na assadeira untada com manteiga e polvilhada com farinha. Pôr as bananas por cima e salpicar açúcar e canela. Cobrir com o restante da massa e levar ao forno médio, pré-aquecido, até dourar.
Salpicar açúcar e canela depois de assado. Se preferir, o bolo pode ser feito em forminhas de empada, com as bananas picadas em rodelas.


Doces águas das gerais
Se alegria fosse item disponível à venda por aí, certamente no balaio da quitandeira Sueli dos Santos o produto nunca estaria em falta. Com sorriso único, a mineira é capaz de desfazer qualquer cara amarrada, principalmente ao oferecer para degustação as iguarias que carrega nos cestos. Três vezes por semana, Sueli sai de Baependi, onde mora, e segue para Caxambu, onde percorre as ruas oferecendo seus biscoitos, pães recheados, roscas e bolos.
Com a sabedoria herdada da mãe, quitandeira de renome na região, Sueli começou seu negócio, que lhe ajudou, e muito, na criação dos três filhos. Os frutos de sua dedicação e talento vêm sendo colhidos aos poucos, sendo o último deles um carro, que ela acaba de comprar. É para ajudar nas vendas. Antes, eu saía daqui de ônibus, com os balaios na mão, e não dava para levar tanta coisa. Mesmo motorizada, Sueli gosta mesmo é de andar pelas ruas, conversar com as pessoas, entrar nas lojas e apresentar seus dotes culinários.
Sorte têm aqueles que cruzam seu caminho. Além de garantir mais paladar em seus dias, recebem como brinde boas doses de felicidade.

Receita fornecida por Sueli dos Santos, de Baependi MG

Nenhum comentário:
Faça também comentários