sexta-feira, 11 de maio de 2018

Angu branco com linguiça e miúdos

 Fotografia de Jackson Romanelli/Jornal O Estado de Minas
Ingredientes:
- 1 litro de água
- 5 copos (tipo americano) de fubá mimoso de milho branco
- Sal a gosto
- Linguiça e miúdos de porco para acompanhar
Como fazer Angu branco com linguiça e miúdos:
Levar a água com o sal ao fogo e deixar ferver. 
Dissolver cada copo de fubá em um pouco de água e despejar na vasilha. Mexer até engrossar. 
Virar em um prato ou tabuleiro e cortar os pedaços, quando estiver frio. 
Servir as tiras cortadas acompanhadas da linguiça e de miúdos, como língua ou coração.

Simplicidade que tempera
Diz a sabedoria popular: nunca se deixe enganar pelas aparências. Para provar dos temperos que narram as histórias de nossa cultura gastronômica, é preciso abandonar qualquer ideia preconcebida, seguir as dicas de quem é da terra e se entregar à tarefa de saborear as novidades. Com tudo isso na bagagem, os viajantes chegam a Alfredo Vasconcelos, a 160 quilômetros de BH. O destino é um boteco às margens da rodovia, que tem na simplicidade um de seus atrativos.

Lá, Dalvo de Ivan Araújo recepciona, com sorriso sempre estampado, todos que passam pela porta. Ele conta que o lugar é freqüentado, principalmente, por quem vem da roça para resolver assuntos na cidade. O pessoal chega bem cedo. Como o ônibus passa em frente, eles entram para descansar, comer alguma coisa ou tomar uma cachacinha. Bastam alguns instantes dentro do bar para descobrir qual o petisco que faz sucesso.

Aos montes, as porções de angu branco com linguiça e miúdos de porco vão saindo. Isso aqui é famoso. Vem gente de longe para comer. Feito com o fubá da canjica, o angu branco é muito muito popular cidade. Para acompanhar, além da linguiça e miúdos, Dalvo sugere chouriço, uma especialidade de sua cozinha. Então, está dada a dica para uma parada de sabor e simpatia.

Receita fornecida por Dalvo Ivan de Araújo, de Alfredo Vasconcelos MG

Nenhum comentário:
Faça também comentários