sexta-feira, 25 de maio de 2018

Única variedade brasileira de morango é mineira

Especialistas dizem que nova variedade de morango é mais vermelha, saborosa e resistente. (Foto: Reprodução EPTV)
Um produtor rural de Estiva (MG) criou uma nova variedade de morango, a primeira do Brasil. Segundo especialistas, a fruta é mais vermelha e saborosa, além de ser mais firme e resistente à variação de temperaturas. O produtor Pedro Ribeiro Pereira produz a fruta há mais de 40 anos, mas há pelo menos cinco, decidiu investir na melhoria do morango.

"Eu resolvi tentar fazer um melhoramento nas plantas e aí a gente trabalhou um bom tempo e chegou nessa planta", disse o produtor rural, Pedro Ribeiro Pereira. (na foto abaixo)
O morango, batizado de "PRA", chama atenção pelo vermelho intenso e também pelo sabor, bem doce. A firmeza da fruta também ajuda no transporte, além de trazer uma mudança na produção, já que ele produz tanto nos dias mais frios quanto nos mais quentes.

"Ele produz morango o ano inteiro, então qualquer região, ele pode ser plantado. Ele chega a produzir em relação a outras variedades, pelos testes que a gente fez, em torno de 20% ou mais", disse o engenheiro agrônomo Antônio Augusto de Alvarenga Camargo.

Segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater), a fruta também tem mercado garantido, pois para o produtor é mais barata. A muda do morango que vem de fora custa em média R$ 0,80. Já o morango nacional sai pela metade do preço. (preços acima pode ter sofrido alteração)

"Você pode manter uma lavoura produzindo até 2 anos. Para o agricultor familiar, que é o principal produtor da região, pra ele é uma vantagem muito grande porque ele vai ter uma redução no custo de implantação dessas mudas em torno de 50%", completou Camargo.

Cerca de 20 produtores já estão trabalhando com a nova variedade da fruta no Sul de Minas. A expectativa de quem desenvolveu a variedade é que ele seja cada vez mais cultivado nas lavouras.
"Já está sendo distribuída uma boa quantidade de matrizes para os viveiristas fazerem as mudas", disse o produtor.

Nenhum comentário:
Faça também comentários