sexta-feira, 20 de abril de 2018

Praia da Saudade em Almenara

Com cerca de 45 mil habitantes, Almenara é um dos maiores municípios do Vale do Jequitinhonha, banhado pelo Rio Jequitinhonha. Faz divisa com os municípios de Jequitinhonha, Jacinto, Rubim, Bandeira, Divisópolis, Mata Verde e Pedra Azul. Fica a 720 km de Belo Horizonte.(Fotografia acima da Praia da Saudade, fotógrafo Luck San)
A cidade é muito organizada, (foto acima enviada por João Avelar) tendo uma economia crescente com boa produção agropecuária, atividades de comércio e o artesanato, que é uma característica marcante da região. (fotografia abaixo do fotógrafo Luck San)
A chegada do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Almenara (IFNMG) e graduações em vários áreas, através da Universidade Norte do Paraná (Unopar), Universidade de Almenara (Alfa), Universidade de Montes Claros (UNIMONTES), dentre outras, foram fatores predominantes para o crescimento e desenvolvimento do município, bem como de todo o Vale do Jequitinhonha.
A região do Vale do Jequitinhonha tem belezas fascinantes, devido aos afloramentos rochosos que se formam na região, formando belas paisagens e pelo Rio Jequitinhonha, o mais importante curso d'água para a economia da região. Em vários trechos, esse rio forma lindas praias artificiais.(fotografia acima do fotógrafo Luck San)
Almenara tem uma das maiores praias de água fluvial do Brasil, a Praia da Saudade.(fotografia acima do fotógrafo Luck San), mas que ainda resiste, abrigando espetaculares paisagens, apesar da poluição do Rio Jequitinhonha.
Com ações ambientais de controle e fiscalização e uma maior preocupação com a preservação do Rio Jequitinhonha, a vida foi voltando ao local e a praia passou a ser mais frequentada, sendo hoje um local de diversão e lazer das famílias almenarenses, bem como seu mais importante ponto turístico. (fotografia acima do fotógrafo Luck San)
Considerada como sendo uma das mais belas de Minas, a Praia da Saudade fica no perímetro urbano, sendo emoldurada pelo Morro do Cruzeiro, uma das mais exuberantes paisagens do Vale do Jequitinhonha. (fotografia acima e abaixo de autoria do fotógrafo Luck San.
Por Arnaldo Silva - Fotos e informações com a colaboração de João Avelar

Nenhum comentário:
Faça também comentários