sexta-feira, 13 de abril de 2018

É Muçarela ou Mussarela?

O correto é MUÇARELA, se escreve com "ce" cedilha e não Mussarela, com dois SS. 
- Tem certeza disso? - Absoluta!
- Em qualquer lugar que a gente vai está escrito com dois SS como nos supermercados, restaurantes. Tem matérias em jornais, em propagandas de TV, em receitas, até mesmo nos nomes e rótulos das empresas, como pode ser com "ç" e não com SS? 

Lamento a decepção gente, mas é com Ç mesmo. 

Como essa palavra refere-se a um queijo de origem italiana muito popular no Brasil, quando era vendido nos supermercados faziam cartazes e nos cardápios de restaurantes escreviam mussarela  e alguns até pioravam a grafia e escreviam mutssarella (sic). Com toda escrita errada a palavra acabou se popularizando assim e até em nomes de empresas que fabricam o produto vem com ss, nos rótulos. Mas com SS é erradíssimo. No Português, correto é MUÇARELA. 

Quer entender?
Na Itália, país de origem desse queijo, a escrita é "mozzarella" com zz e ll mesmo. Quando o verbete foi aportuguesado, como todas as palavras italianas com o som "zz" foi escrito na nossa língua e oficializada no dicionário com o "ç". Como todas as palavras de origem espanhola ou italiana com dois zz. Por exemplo carrozza no Português é carroça, piazza ficou praça, razza passou a se escrever  raça em Português. Seguindo a lógica do dicionário Português mozzarella se escreve é com "ce" cedilha, não com dois SS. É muçarela. Até porque os doutores da língua portuguesa estabeleceram que nas palavras de origem estrangeiras (incluindo as palavras indígenas) o fonema "ce" diante das vogais "a", "o" e "u" deveriam ser grafados com Ç (ce-cedilha) no caso "ça", "ço" e "çu" como por exemplo paçoca, paço, açúcar, praça, iguaçu, palhaço, palhoça, guaçu etc....

É isso. Se for fazer alguma prova, como por exemplo, redação do Enem ou de algum concurso e escrever muçarela com dois ss, já começou mal. No popular pode até ser aceito, mas oficialmente não.

Na foto acima, produtos da fábrica de Laticínios Pioneira de Moema MG, especialista em muçarela. Embora o erro na grafia da muçarela, que nem é intencional e sim seguindo a popularização da palavra, os produtos são excelentes. A muçarela com ç ou ss da Pioneira é ótima.  Por Arnaldo Silva

Nenhum comentário:
Faça também comentários