sexta-feira, 2 de março de 2018

A história da formação do distrito de Sobral Pinto

Sobral Pinto é um pacato distrito de Astolfo Dutra, na Zona da Mata Mineira. (foto acima de Gilberto Lovarato) Um lugar tranquilo, de povo bom, hospitaleiro, sossegado em meio a acácias, sua árvore símbolo. Sobral Pinto guarda relíquias de nossa história, das tradições mineiras preservadas, da cultura popular e da religiosidade, marcante no povo mineiro. Vamos conhecer um pouco da história do distrito:
O povoado do "Pomba" ou "Pombense" (fotografia acima de Gilberto Lovarato) surgiu por volta de 1860 (em terras pertencente ao município de Rio Pomba na Zona da Mata Mineira), com a chegada do sesmeiro Manoel Ferreira Martins, onde na fazenda Santa Maria fixou um Cruzeiro... Nos arredores da "Santa Cruz" surgem as primeiras casas residenciais e comerciais, formando a pequena vila.
Procissão a caminho da capela, na década de 1920, ao fundo o povoado que se desenvolvia no entorno da Fazenda Boa Esperança, antiga Santa Maria.
Em 1879, o lugarejo é cortado pela ferrovia, trazendo progresso e inovação. Sua estação de madeira é inaugurada, oficialmente, na visita do imperador D. Pedro II ao arraial, em 1881...
Capela de N. Senhora Auxiliadora - construída no início do séc XX, e ampliada em 1951. Foto: Gilberto Lavorato.
Em 04 de setembro de 1892, Pombense passa a se chamar Sobral Pinto, em homenagem ao honroso engenheiro da estrada de ferro Leopoldina, Luiz Cavalcante Sobral Pinto.
A capela, em honra à Nossa Senhora dos Anjos, foi erguida pelo português Cel. Manoel Póvoa, já no início do século XX, mais tarde consagrada à Nossa Senhora Auxiliadora, atual padroeira. (foto ao lado de Júnior Pereira
O distrito conta com algumas festas anuais, como: Carnaval, a Festa do União Futebol Clube (que acontece no sábado de carnaval), Festas Culturais promovidas pela Fundação José Simão Silva, Festa da padroeira e Festa de Sobral Pinto (acontecem ao mesmo tempo, reunindo em três dias de festa mais de 20 mil pessoas), Festas juninas e o aniversário do distrito, no dia 4 de setembro (com missa, almoço comunitário, desfile cívico e muitas comemorações), além de músicas ao vivo nos 3 bares do distrito.
Festa de Inauguração e bênção do Cruzeiro de Sobral Pinto. Foto: Gilberto Lavorato.
Depois de Rio pomba, a localidade passou a pertencer a Ubá e em 1938 ao Município de Astolfo Dutra, passando à condição de distrito em 31/12/1962. 

Um dos símbolos de Sobral Pinto, são as acácias rosa, árvores frondosas e quase centenárias distribuídas por toda a extensão do distrito.

Acácia rosa - árvores sexagenárias, símbolo do distrito. Foto Andréia Carla Lima de Oliveira. Sobral pinto

Na foto abaixo, a antiga estação de Trem de Sobral Pinto  nos anos 1990 - Autoria de Hugo Caramuru
As fotos e o texto, foram enviados por Gilberto Lovarato

Nenhum comentário:
Faça também comentários