segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Vem pra Minas, Uai! São-João convida para a folia que está chegando

As tradicionais quadrilhas são o ponto alto da Julifest, em Itabirito (foto: Sanderson Pereira/Divulgação)
“Pula a fogueira Iaiá, pula a fogueira Ioiô. Cuidado para não se queimar. Olha que a fogueira já queimou o meu amor.” Quem nunca cantou essa modinha, tão conhecida, nas festas juninas? Tradição nas cidades de Minas, os festejos de junho e julho atraem milhares de pessoas às cidades do interior e também à capital de Minas Gerais em busca de diversão, boa gastronomia e música de raiz com doses extras de poesia.

Arraial de BH vai incentivar eventos gratuitas por todas regionais da capital mineira (foto: Ramon Lisboa/EM)
Noites de são-joão rimam com quentão. Rimam com paixão, que rima com emoção. Festa junina é festa caipira, é festa de quadrilha, é festa de família. Nas rodas, em volta da fogueira, tem cantigas a entoar. Tem meninas bonitas, com vestidos bordados, e moços apessoados, com chapéus de palha, a bailar. Tem bandeirinhas a tremular nas noites de luar. Tem estrelas no firmamento, que provoca até tormento de não conseguir pegar. Tem comida de montão, pastel, pipoca e caldo de feijão! Outros caldos variados tem também. Tem banca de beijo, tem pescaria e até biscoito de queijo. Tem cachaça para esquentar até o sol raiar. Tem um pouco de tudo: barraquinhas, rezaria, forró e sertanejo. Tem pamonha a descascar e casais a namorar. Mas também tem casamento na roça, com chuva e cobra. Tem noiva desesperada à caça de marido. E noivo desesperado fugindo de compromisso. É festa genuinamente mineira para celebrar o jeito mineiro de se “mineirar”.
Pastel de angu é o carro-chefe da culinária da cidade do Circuito do Ouro (foto: Sanderson Pereira/Divulgação)
Além das belíssimas apresentações de quadrilha e de muita canjica, cachorro quente e churrasquinho, milho verde e os tradicionais doces das regiões, as festas juninas mineiras contam com boa música, barracas decoradas e muita animação. Em todas as regiões do estado, o turista poderá escolher a melhor alternativa com a certeza de que será recebido com hospitalidade, e desfrutará de belas paisagens, opções de agito, descanso e de farta gastronomia.
A JuliFest de Itabirito (foto: Sanderson Pereira/Divulgação)
Para o presidente da Comissão Mineira de Folclore, Carlos Felipe Santos, as festas juninas já fazem parte da cultura de Minas Gerais e do Brasil. “O costume surgiu nos primeiros tempos da colonização devido ao fato de os três santos que se comemoram no mês de junho, terem tradições em Portugal”, explica. Para ele, a miscigenação fez com que a festa junina unisse culturalmente etnias diferentes. “As raízes se mesclaram juntando elementos mineiros à festa junina. Os alimentos típicos do nosso estado, como o milho, a canjica e o pé de moleque, se incorporaram à cultura. Outras tradições se desenvolveram aqui, como a fogueira”, completa. As comemorações de São João (24 de junho) fazem parte de um ciclo festivo que passou a ser conhecido como festas juninas e homenageiam, além desse, outros santos reverenciados em junho: Santo Antônio (dia 13) e São Pedro (dia 29).
O melhor da gastronomia mineira das festas juninas espalhadas pelo estado (foto: Sanderson Pereira/Divulgação)

PRINCIPAIS EVENTOS JUNINOS EM MINAS
(falta confirmação das datas)

27º JULIFEST
Município: Itabirito
Local: Praça dos Inconfidentes
Data: 

40º ARRAIAL DE BELO HORIZONTE

Município: Belo Horizonte
Local: Praça da Estação e por toda a cidade
Data: 

FESTA DO DIVINO
Município: Diamantina
Local: Paróquia Santo Antônio
Data: 
Distância de BH: 292KM

FESTIVAL DE QUADRILHAS DO VALE DO JEQUITINHONHA

Município:  Jequitinhonha
Local:  Municipal de Eventos Eustáquio Sena
Data: 
Distância de BH: 690km
FESTA DE SANTO ANTÔNIO

Município: Curvelo
Local: Praça Central do Brasil
Data: 
Distância de BH: 160km
38º Forró de Curvelo
Local: Praça Central do Brasil
Data: 

FESTA JUNINA 10º ARRAIÁ DA ESTAÇÃO
Município:  São Sebastião do Rio Verde
Local:  Parque de Exposições Seo Leleco
Data: 
Distância de BH: 422km
32ª FESTA DO PEÃO DE BOIADEIRO

Município:  Extrema
Local:  Parque de de Eventos
Data: 
Distância de BH: 492km
FESTA DA PADROEIRA

Município: Itambacuri
Local: Praça dos Fundadores e Santuário Nossa Senhora dos Anjos
Data: 
Distância de BH: 420km

FORRÓ DO REGAÇO

Município: Pavão
Local:  Calçadão de Eventos
Data: 
Distância de BH: 533km

14ª FESTA JUNINA DE TEÓFILO OTONI




Município: Teófilo Otoni
Local: Praça Tiradentes
Data: 
Distância de BH: 450km

Por Carlos Altman. Reportagem do Jornal O Estado de Minas. Link Original:https://www.uai.com.br/app/noticia/rotas-de-minas/2017/05/26/noticias-rotas-de-minas,207152/sao-joao-convida-para-a-folia-que-esta-chegando.shtml

Nenhum comentário:
Faça também comentários