quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Conheça Soledade de Minas

 Soledade de Minas é uma bela cidade do Sul de Minas, integrante do Circuito das Águas e Estrada Real. Distante 391 km de Belo Horizonte, 291 km do Rio de Janeiro, , 332 km de São Paulo, 6 km de São Lourenço e a 18 de Caxambu, famosas estâncias hidrominerais. Possui uma população de 6.131 habitantes, segundo a estimativa populacional divulgada pelo IBGE em 2017.
A população vem crescendo nos últimos anos, de maneira gradual. No censo demográfico do Brasil de 2010 eram 5.676 habitantes, e a estimativa populacional de 2016 mostra 6.094 moradores, um aumento de 7,36%. Em 2017, o município contava com 6131 habitantes, segundo o IBGE.
A Serra da Mantiqueira rodeia o município e assim como a maioria das cidades mineiras a topografia é bastante acidentada. Na Zona Urbana há muitos morros e são poucos os locais que você consegue ir sem subir ou descer alguma ladeira. 
Acesso rodoviário
O município é cortado pela MGC-383, em boas condições de tráfego, pista simples, que leva às vizinhas São Lourenço (ao Sul - 6 km) e Caxambu (ao Norte - 18 km).
Ferrovia, turismo e economia
A vida ferroviária em Soledade de Minas teve seu auge há alguns anos, quando a cidade era um dos principais entroncamentos ferroviários do Sul de Minas, muita gente passou pelo município, que à época era o mais movimentado da região em virtude da quantidade de trens que por lá passavam, os que vinham da cidade paulista de Cruzeiro e seguiam para Três Corações são exemplos de ramais que passavam pela cidade.
Desde 2000, a ferrovia voltou a fazer parte da cidade, trazendo muitos turistas que fazem o passeio pelo Trem das Águas; um importante ícone turístico da região. Estes turistas fazem uma viagem ao tempo pela Linha Férreas entre Soledade e São Lourenço, são 10 km de uma estação a outra que remetem ao passado e cruzam belas paisagens às margens do Rio Verde. O passeio pode ser feito aos fins de semana. Na estação local há um Museu Ferroviário, um Centro de Artesanatos, onde pode-se degustar as maravilhas da cozinha mineira, como o pão de queijo, além dos doces e compotas, ali também há barraquinhas para a compra de lembranças da região. Recentemente pinturas feitas em um paredão ao lado das barracas, são cenários de belas fotos, ali estão retratados em espécie de grafite o Trem Turístico, a Igreja Matriz e as Montanhas que estão emolduradas na cidade. 
As belezas naturais e a proximidade de importantes pólos turísticos tem sido combustível para a cidade se destacar no que se diz respeito ao Turismo, porém ainda faltam investimentos no setor, que num futuro breve deve se desenvolver ainda mais na cidade.
A economia baseia-se na Agricultura, Pecuária, destacando a Cafeicultura e ainda no setor de serviços e no Turismo. A maioria dos habitantes trabalha e estuda na cidade vizinha de São Lourenço.
Nessa matéria do portal da Conheça Minas, você encontra todas as informações sobre o passeio de trem de São Lourenço a Soledade:http://www.conhecaminas.com/2016/01/o-trem-das-aguas.html Fonte das Informações: Wikipédia, IBGE. Todas as fotos são de autoria de Cássia Almeida

A autora das fotos, Cássia Almeida, de Maria da Fé MG,  de passagem pela cidade, resumiu assim Soledade de Minas "Tem sido procurada como cidade dormitório por muitos que trabalham em São Lourenço, que fica a menos de dez minutos de carro. O Trem das Águas, que funciona nos finais de semana e feriados, é o que movimenta a pacata cidade. Artesãos e comércio local esperam pela vinda do trem para verem seus pontos com movimento... Ficam todos a esperar pelo trem... A paisagem é muito bonita, de qualquer ponto que se olha. O entardecer é sempre divino."

Nenhum comentário:
Faça também comentários