sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Conheça Ingai e o espetáculo da maior fogueira de São João do Brasil!

Ingai é uma pequena e linda cidade do Campo das Vertentes, distante 230 km de de Belo Horizonte e com menos de 3 mil habitantes. Ingai é referência por ser um município de excelente qualidade de vida e dotado de natureza exuberante. A cidade é adornada por serras, cânions, cachoeiras, grutas, rios, poços, lagos e trilhas. O Rio Grande é uma das principais belezas do município.
Toda essa beleza natural proporciona ao seus moradores descanso e contemplação, bem como aos turistas, que vão para o município curtir as belezas de Ingai e também praticar também a prática de esportes como rapel, rafting, trekking, pesca, entre outros.
Sua produção agrícola é diversificada e pelas terras de Ingai podemos contemplar belas plantações de trigo (na foto acima), de gado com construções belíssimas e centenárias.
História
Existem relatos históricos de que Ingaí já era povoada na segunda metade do século 17,as primeiras casas surgiram por volta de 1775 por liderança do padre e pároco Inácio Franco Torres. Em 1846 se tornou distrito de Lavras. Em agosto de 1890 aconteceu o famoso incidente: após a municipalidade,um sério desacordo entre os moradores do ainda povoado conhecido como Arraial da Ponte. Um grupo de 14 moradores mais elitizados liderados pelo capitão Francisco Pinto de Souza resolveram sair do Arraial da Ponte e foram instalar-se num novo local, conhecido como "Aliança". Construíram uma igreja no novo local e as pessoas começaram a edificar as casas delas, e, mais tarde, o local ficou conhecido como Pinheirinho e a igreja matriz como Igreja Matriz de São Sebastião, pois a criação do povoado se concretizou no dia 20 de janeiro (dia do mártire São Sebastião). Com o desenvolvimento do local, famílias se mudaram do antigo Arraial da Ponte para o povoado de Pinheirinho que mais tarde pertenceria ao município de Itumirim.
Significado do nome
O nome Ingaí teve sua origem graças ao nome de uma árvore que, de acordo com relatos, era abundante na região, a árvore do Ingá, que é muito encontrada próxima de rios ou riachos, além de ter uma fruta com um sabor muito doce.
Turismo
Além das belezas naturais, Ingai se destaca por sua Festa de São João. 
É uma das mais tradicionais festa junina do Brasil e como atração maior a fogueira de São João que tem entre 30 e 50 metros de altura.  
É um espetáculo para o turista! Vale a pena conhecer a festa!
Vale a pena conhecer Ingai! 

Todas as fotografias da reportagem são de autoria de Gilson Nogueira
Fontes das informações; Wikipédia e IBGE

Nenhum comentário:
Faça também comentários