sábado, 2 de dezembro de 2017

Trem turístico que ligará Minas ao Rio começa a ser implantado

Vagão passará por uma revisão e, em seguida, será preparado para ser colocado nos trilhos. (Foto: divulgação)
O primeiro vagão/carro de passageiros do projeto Trem de Turismo Rio-Minas chegou à região no dia 15 de setembro. O equipamento transportado de Vitória, no Espírito Santo, passará por uma revisão pela Ong Amigos do Trem e, em seguida, preparado para ser colocado nos trilhos. Segundo o planejamento, dos 15 vagões que foram adquiridos, serão transportados dois por semana. Além disso, duas locomotivas modelo G12 também já desembarcaram.

A composição passará pelos municípios de Cataguases, Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador, em Minas, e Sapucaia e Três Rios, no Rio de Janeiro. Além das pequenas manutenções nos vagões, alguns trechos da malha ferroviária também estão recebendo melhorias, e a previsão é que o trem comece a circular no primeiro semestre de 2018.

A iniciativa da Associação Amigos do Trem, em parceria com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte), com apoio da VLI (Valor da Logística Integrada), tem o objetivo de reativar a atividade ferroviária na região da Zona da Mata mineira e no Sul Fluminense através do turismo. O trecho tem 120 quilômetros de malha ferroviária, e o trem terá capacidade para 800 passageiros por semana.


Fonte:http://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/22-09-2017/trem-turistico-que-ligara-minas-ao-rio-comeca-ser-projetado.html

14 comentários:
Faça também comentários
  1. Excelente iniciativa e o resgate dos caminhos de ferro...

    ResponderExcluir
  2. LINDO... O BRASIL TEM QUÊ EVOLUIR, ESTASMOS 1000 ANOS LUZ DA CIVILIZAÇÃO!!!😭

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não diria mil, mas estamos bem atrasados... Pessoas que não conseguem pagar uma conta ou tirar dinheiro no caixa eletrônico, olhar saldo da conta no celular, etc.
      O mundo muda todo dia, mas tem muita gente que não enxerga e não aceita isso!
      É verdade que, às vezes, mudamos pra pior.
      Mas é o tal mundo, a máquina de fazer gente maluca!

      Excluir
  3. Ótimo trabalho dessa ong,que bom se estendesse até a capital do Rio de Janeiro,passando por Barra do Piraí...

    ResponderExcluir
  4. Nosso país merece uma malha ferroviária turística de ponta a ponta

    ResponderExcluir
  5. Fantástico, maravilhoso!Que venham as ferrovias, não só para o Turismo, mas para o escoamento de carga, bens de consumo e afins.
    Na TORCIDA!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. TOMARA QUE VINGUE ESSE PROJETO, AGORA MESMO ESTOU ASSISTINDO UMA LIVECAM EM VINITA OKLAHOMA E O TREM LÁ PASSA POR DENTRO DA CIDADE, SÃO DUAS LINHAS EM SENTIDO DIFERENTES, SE FOSSE AQUI IRIA LOGO APARECER UM POLITICO VAGABUNDO PARA MANDAR TIRAR. PRA QUEM NÃO CONHECE, DEIXO O LINK PARA QUE VOCÊS VEJAM COMO É A CIDADE: https://www.earthcam.com/usa/oklahoma/vinita/?cam=route66east

    ResponderExcluir