domingo, 24 de dezembro de 2017

O Vale dos Dinossauros de Coração de Jesus

A população total do Município em 2017, segundo o IBGE era de 27.052 habitantes.Coração de Jesus está localizado no Norte de Minas a 82 km de Montes Claros, a 95 km de Mirabela e a 500 km de Belo Horizonte.O município foi emancipado em 1925, com o nome de Inconfidência e em 1928, passou a se chamar Coração de Jesus. É uma cidade pacata, bem cuidada, rica em cultura e hospitalidade de seu povo que é maravilhoso, hospitaleiro, acolhedor e solidário. Típico do povo de Minas em geral.
Em 2004 achados paleontológicos na zona rural do município, atraiu a atenção do Brasil e do mundo para a cidade, que a partir de então, passou a ser considerada a cidade dos dinossauros. O local onde foram encontrados fósseis de dinossauros, passou a chamar-se Vale dos Dinossauros.
Segundo pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) os fósseis descobertos em Coração de Jesus era do mais bem preservado crânio de um titanossauro na América do Sul, de 4 metros de altura aproximada e pesada cerca de 10 toneladas. Trata-se de um crânio bem preservado de Foi batizado com o nome de Tapuiasaurus macedoi. Esse nome tem origem nos Tapuias, índios que habitavam a região e Macedoi em homenagem ao aposentado e artista plástico Ubirajara Alves Macedo que é considerado um guardião da preservação da história e pré-história de Coração de Jesus, participando diretamente da descoberta dos fósseis. Essa descoberta atraiu atenção da imprensa e pesquisadores do Brasil e de várias parte do mundo recebendo muito destaque na comunidade científica e na mídia especializada. Em 2016, foi publicado um artigo na Zoological Journal of the Linnean Society5 sobre a descoberta.
Praça dos Dinossauros
Como a descoberta dos fósseis do titanossauro colocou o município em evidência, a Prefeitura construiu uma praça denominada Praça dos Dinossauros, inaugurada em fevereiro de 2014. É uma das mais belas praças de Minas Gerais e um dos atrativos mais visitados na região Norte de Minas. As esculturas foram criadas pelo pelo artista plástico Markus Moura e pinturas do artista Daniel Arthes.
Caso queira aprofundar e conhecer mais a fundo a história dos fósseis e dinossauro que viveu na região, abaixo tem links eletrônicos com mais detalhes. Só copiar e colar.
Endereço eletrônico de algumas das reportagens sobre o assunto:
I.https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2016/11/16/interna_gerais,824028/morador-que-reconheceu-fosseis-de-dinossauro-em-minas-luta-para-que-fe.shtml
II. http://ciencia.estadao.com.br/noticias/geral,um-dinossauro-no-coracao-de-jesus,609332
III. http://topicos.estadao.com.br/tapuiassauro
IV. http://tv.estadao.com.br/geral,dinossauros-do-brasil-o-trabalho-dos-paleontologos,242506
V. http://tv.estadao.com.br/geral,dinossauros-do-brasil-entrevista-com-alberto-carvalho,244709
Endereço eletrônico dos artigos científicos a respeito do Tapuiasaurus:
1 – http://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0016663
2 – http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/zoj.12420/abstract
Por Arnaldo Silva
Todas as fotos foram enviada por Bezete Leite

Nenhum comentário:
Faça também comentários