quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Conheça Capetinga

Capetinga é uma cidade e fica no Sudoeste de Minas Gerais.Sua população estimada em julho de 2017 era de 7 152 habitantes.
Capetinga é uma cidade cercada de morros. Embora não seja uma cidade turística é uma cidade tranquila e bem agradável, com um povo simples e muito bom, que acolhe bem as pessoas. 

Na cidade tem um clube de pequeno porte que possui uma piscina e uma quadra esportiva. Os maiores pontos de encontro se resumem em bares espalhados pelas cercanias, os quais empatam em número com os locais de culto religioso. Ao redor das praças maiores, se encontram trailers que vendem lanches.


O topônimo "Capetinga" se originou do termo tupi kapi'itinga, que significa "capim claro" (kapi'i, capim + tinga, claro). É o nome de uma variedade de gramínea que cresce na sombra da mata.
Seus municípios limítrofes são: Nordeste Cássia; Nordeste Pratápolis; Sudeste São Sebastião do Paraíso; Sul São Tomás de Aquino; Sudoeste paulistas Itirapuã; Oeste paulistas atrocínio Paulista e Franca; Noroeste Ibiraci (MG).

O "Nerso da Capetinga"
Na foto acima, o ator Pedro Bismark, caracterizado de seu famoso personagem "Nerso da Capitinga" e a diretora do Tô Indo da Rede Globo, ótimo programa exibido nas tardes de sabádo, Anaisa Toledo, quando o ator fez visita á cidade em 2016 (Foto: Divulgação Tô Indo) quando o atar fez visita à Capetinga.
A inspiração para a criação do personagem de Pedro Bismark não veio da cidade de Capetinga no Sul de Minas e sim de um povoado próximo a Juiz de Fora, na Zona da Mata. Mas por curiosidade, as pessoas sempre se interessaram em saber se existe mesmo a tão falada Capetinga, do Nerso. Sim, existe, fica em Juiz de Fora. A cidade que focamos aqui fica no Sul de Minas não foi a fonte de inspiração para a criação do personagem Nerso da Capetinga. 
Fonte parcial das informações: IBGE e Wikipédia. Primeira imagem sem autoria e data definida. Segunda imagem extraída do site http://gshow.globo.com/TV-Integracao/To-Indo/noticia/2016/01/bastidores-nerso-da-capitinga-visita-cidade-de-capetinga.html

3 comentários:
Faça também comentários
  1. Post interessante sobre minha vizinha, porém a "Capetinga do Nerso" é outra. O próprio Pedro Bismarck já disse em entrevista que se inspirou no nome de um distrito da Zona da Mata. Segue: www.google.com.br/amp/gshow.globo.com/TV-Integracao/To-Indo/noticia/2015/09/nerso-da-capitinga-revela-nao-conhecer-cidade-de-capetinga.amp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sabemos disso e ele mesmo já deu entrevistas falando sobre a origem de seu personagem, que não é na cidade citada acima e sim um povoado próximo a sua terra natal, Juiz de Fora, bem longe da cidade de Capetinga, no Sul de Minas. Não citamos que a cidade tenha sido inspiração ao personagem, hora alguma, apenas mostramos a cidade e que ela sim, ficou conhecida também graças ao personagem e que Capetinga, realmente, existe,a cidade. Abraços

      Excluir
    2. Bacana! E parabéns pelo excelente site! É "viciante"!rsrs

      Excluir