sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Conheça Varginha

Varginha (na foto acima de Luciano Ferroni) está localizada às margens do Lago de Furnas, no Sul de Minas Gerais, e ao mesmo tempo equidistante a três capitais do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Varginha foi apontada pela revista Veja em 2011 como a sétima melhor cidade do Brasil para se viver e investir. A cidade é um dos principais centros de comércio e produção de café do Brasil e do mundo, e é referência na produção cafés de alta qualidade. A cidade é um polo de exportação de café escoando a maior parte da produção do Sul de Minas, fazendo o comércio do grão com diversos países.
A cidade é um dos principais centros de comércio e produção de café do Brasil e do mundo, e é referência na produção cafés de alta qualidade. A cidade é um polo de exportação de café escoando a maior parte da produção do Sul de Minas, fazendo o comércio do grão com diversos países.
Varginha tornou-se conhecida internacionalmente em 1996 pelo suposto aparecimento de criaturas alienígenas, no episódio que ficou conhecido como o "Incidente de Varginha". (foto acima reprodução de vídeo - Youtube/Divulgação)
Incidente de Varginha ou Incidente em Varginha, como ficou conhecido pela imprensa brasileira, foi uma possível série de aparições de OVNIS - Objetos Voadores Não Identificados, a captura de seres extraterrestres inteligentes (pelo menos um deles ainda vivo) pelas autoridades militares brasileiras em 20 de janeiro de 1996, no município de Varginha, sul do estado de Minas Gerais, município conhecido como centro de região produtora de café.
Tais relatos foram primeiramente transmitidos em um programa de TV dominical, o Fantástico, da Rede Globo, e rapidamente reuniu extensa cobertura de mídia em todo o mundo, incluindo um artigo no The Wall Street Journal.
Em 1996 e nos anos seguintes, um grande número de matérias jornalísticas e documentários relacionadas ao fato foram editados com base em relatos, testemunhos e entrevistas com testemunhas, realizados por jornalistas brasileiros e estrangeiros, mas não apresentaram nenhuma prova física.
Em fevereiro de 2017 foi divulgado um documento do Ministério da Aeronáutica onde fazendeiros e comerciantes afirmaram terem visto OVNIs ao redor do município, em 1971. Segundo o documento o OVNI sobrevoou a Escola de Sargentos das Armas EsSA, em Três Corações e causou alguns transtornos aos moradores. (na foto abaixo, de Carias Frascolli, Caixa D´Água da Copasa em formato de Disco Voador, uma das atrações da cidade)

Geografia
A cidade é a terceira mais populosa do Sul de minas e a sétima no ranking de melhores Índice de Desenvolvimento Humano Municipal do estado.

A altitude máxima é 1.239m, no morro do Chapéu, e a altitude mínima é de 868m, na foz do córrego Tijuco.
A vegetação que cobria o município era a tropical, campo-cerrado, com matas tropicais nas encostas das nascentes. Devido à extensa atividade cafeeira e outras atividades, como extrativismo vegetal e culturas como o milho a vegetação foi devastada. Mas a maior parte do município foi recoberta com pastagens naturais.
O Solo de excelente qualidade é propicio para a cafeicultura e demais agriculturas. (na foto acima plantação de café emVarginha. Foto de Oluap2512/Wikipédia)
As estações do ano são bem definidas com inverno frio e seco e verão quente com chuvas bem distribuídas.
A temperatura no município tem uma média anual de 20 °C, podendo também alcançar temperaturas próximas de 0 °C no inverno.
O município de Varginha está situado na bacia do rio Grande. O município é banhado pelo Rio Verde, que é formador do braço sul da represa de Furnas, juntamente com o rio Sapucaí.
Religiosidade

Panorâmica da cidade de Varginha - MG, com Igreja Matriz do Divino Espírito Santo ao centro. Fotografia de Edu Lacerda
A Igreja Católica é predominante.
O município pertence à Diocese de Campanha e possui atualmente 8 paróquias. Devido ao crescimento da cidade há ainda a necessidade de criação de mais paróquias para atender todos os católicos. Eis as paróquias.
Divino Espírito Santo (1850)
Mártir São Sebastião (1960)
Nossa Senhora do Rosário (1960)
Sant'Ana (1991)
São José (2004)
Imaculada Conceição (2005)
Nossa Senhora de Fátima (2007)
Cristo Luz dos Povos (2015)
Frei Galvão (2016)
Denominações evangélicas têm crescido na cidade, sendo as principais denominações presentes no município: Assembléia de Deus, Congregação Cristã no Brasil, Igreja O Brasil Para Cristo, Igreja Batista, Igreja Adventista do Sétimo Dia, Igreja do Evangelho Quadrangular, Igreja Presbiteriana, Igreja Metodista, Igreja Cristã Nova Vida, Igreja Universal do Reino de Deus, Igreja Mundial do Poder de Deus, Igreja Internacional da Graça de Deus e outras denominações locais, muitas delas Assembleias de Deus.
Aeroporto
O Aeroporto de Varginha conta com vôos duas vezes por semana para Belo Horizonte, operados pela empresa aérea Azul Linhas Aéreas Brasileiras.

Foto acima de Carias Frascolli
Rodoviária
A cidade também conta com empresas que realizam o transporte rodoviário das principais capitais e cidades pólo da região sudeste.
Economia
O município, assim como a microrregião, é uma área tipicamente produtora de café, o que gerou e continua gerando boa parte da receita da Região.
Varginha é um centro de industrialização e comercialização da produção de Café da região, sendo ao lado de outras cidades do Sul de minas, produtora de cafés de excelente qualidade, Cafés considerados como Gourmet por diversos mercados no Brasil e no exterior.
A Fazenda Experimental de Café de Varginha é uma das mais importantes mantidas pelo Ministério da Agricultura. A área é de 60 hectares com 70 mil pés de café, conta atualmente com cerca de 50 projetos de pesquisa em andamento. "
O município possui o maior PIB da Região do Sul de Minas e um dos maiores do estado.
O Sul de Minas é uma das regiões mais prósperas do Brasil, possui IDH elevado e baixo índice de desigualdade social.
Encontram-se instaladas na cidade empresas de grande porte do setor automobilístico, equipamentos eletrônicos, injeção de plásticos além de ter filiais de grandes empresas no comercio de café mundial. (fotografia abaixo de Luciano Ferroni, numa parcial da cidade)

Comércio exterior
A principal estação aduaneira da região é em Varginha e colabora para que a cidade seja a terceira que mais exporta em Minas Gerais, estando atrás apenas das cidades exportadoras de minérios de Itabira e Ouro Preto.
A cidade tem tradição na exportação de café, as exportações totalizaram em 2010, US$ 1,7 bilhão, superando a marca de US$ 1,25 bilhão de 2009.
Por abrigar um Porto Seco no município, ou seja uma estação aduaneira do interior EADI, existem várias empresas quem atuam na área de Comércio Exterior, e que trabalham diretamente com serviços de Importação e Exportação, fator que influênciou grandes empresas multinacionais a montarem unidades na ciadade e na região, gerando oportunidades de empregos e vagas na área de Comércio Exterior.
Varginha conta com curso de Administração com enfase em Comércio Exterior do Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS/MG com duração de 4 anos e MBA em Comércio exterior da Fundação Getúlio Vargas - FGV.

Na foto acima, parte do lago de Furnas em Varginha. Foto de Oluap2512/Wikipédia)
Lazer e turismo
O Município possui ao longo do braço sul do Lago de Furnas, marinas para barcos, jet skis, casas flutuantes e também locais para pescaria.
Varginha é uma cidade essencialmente comercial, mas existem também opções para lazer e turismo, por exemplo:
Nave Espacial; (que se trata de uma caixa d'água em formato de nave, com cerca de 5 metros de diâmetro)
Estação ferroviária; (onde todas as quintas-feiras acontece o projeto Quinta da Boa Música, evento de bandas locais)
Parque Zoobotânico;
Parque Novo Horizonte;

Represa de Furnas; (na foto de Oluap2512/Wikipédia) (Marinas para esportes náuticos, pesca, lazer e gastronomia)
Museu municipal;
Parque Centenário;
Casarões coloniais, dentre eles o que abriga hoje a Câmara Municipal;
Ilha Grande do Rio Verde, onde se localiza o Clube Campestre de Varginha.


Regiões Turísticas vizinhas:
Circuito das Águas, Cambuquira (40 km), Lambari, Caxambu e São Lourenço (1 hr de carro);
Estância Turística de Poços de Caldas (aproximadamente 1 hora e 20 de carro);
Região do Lago de Furnas (Fama, Alfenas, Boa Esperança, Guapé, etc);
Três Corações, casa Pelé, casa onde morou o rei do futebol (30 minutos de carro);
São Tomé das Letras (1 hr de carro);
Serra da Mantiqueira (aproximadamente 1 hora de carro na região de Baependi);
Existe ainda um evento que acontece todos os anos chamado Roça N' Roll, idealizado e organizado pelos integrantes da banda Tuatha de Danann. O evento reúne nomes importantes do heavy metal nacional e já contou até mesmo com a participação de bandas internacionais. 
Fonte das Informações:https://pt.wikipedia.org/wiki/Varginha

Nenhum comentário:
Faça também comentários