Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Conheça Varginha: a Princesa do Sul

(Por Arnaldo Silva) A “Princesa do Sul”, como Varginha é conhecida, é uma das mais desenvolvidas e importantes cidades mineiras. Foi considerada uma das melhores cidades do Brasil para se viver, pela Revista Veja, em 2011. A cidade tem cerca de 138 mil habitantes.
          Varginha (na foto acima de Marselha Rufino) está na região Sul de Minas Gerais e a 320 km de Belo Horizonte. Faz divisa com os municípios de Três Corações, Elói Mendes, Monsenhor Paulo, Três Pontas e Carmo da Cachoeira. A cidade está próxima de famosas estâncias hidrominerais do Sul de Minas como Cambuquira, Caxambu, São Lourenço, Poços de Caldas e das cidades da Região dos Lagos como Fama, Alfenas, Boa Esperança, Guapé. 
Atrativos turísticos
           Como atrativos turísticos, Varginha oferece a seus moradores e visitantes, passeios de barcos, jet skis, casas flutuantes sobre o Lago de Furnas, além de atrações urbanas como a Nave Espacial, uma caixa d´água que lembra um disco voador ; Estação ferroviária; Parque Zoobotânico; Parque Novo Horizonte; Represa de Furnas; Museu municipal; Parque Centenário; Casarões em estilo colonial e o Clube Campestre de Varginha, na Ilha Grande do Rio Verde.
          A cidade é banhada pelo Rio Verde, que juntamente com o Rio Sapucaí, forma o braço sul da Represa de Furnas, um potencial atrativo turístico da cidade que conta uma ótima estrutura gastronômica e hoteleira, para receber visitantes, seja a passeio ou a negócios já que a cidade possui um dos maiores PIB do Sul de Minas e do Estado, tendo ainda um IDH-M elevado, com baixos índices de desigualdades sociais. 
Economia e polo cafeeiro
          A economia do município é baseada no comércio e indústrias em diversos segmentos, destacando a indústria automobilística, eletrônica, injeção de plásticos e de grãos, principalmente, a indústria cafeeira. 
          Varginha é polo na produção de cafés de alta qualidade, sendo um dos maiores produtores e exportadores de grãos atualmente no mundo, encontrando-se no município filiais de grandes empresas do comércio cafeeiro mundial. Segundo dados do Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico Local – ISDEL, divulgados em 2018, Varginha é a quinta cidade com economia mais desenvolvida de Minas, atrás de Belo Horizonte, Contagem, Uberaba e Juiz de Fora.
Acesso e aeroporto
          O município é de fácil acesso rodoviário para as principais cidades do país e aeroviário. A cidade conta com o aeroporto, Major Brigadeiro Trompowsky (IATA: VAG, ICAO: SBVG). 
          São 2100 metros de extensão por 30 metros de largura, asfaltados, recebendo aeronaves de pequeno, médio e grande porte na categoria 3C do tipo Airbus A319 e Boing B737-700 de 145 passageiros, credenciado pela Agência Nacional de Aviação Civil. 
          A capacidade do aeroporto é de 165 mil passageiros/ano. No aeroporto são prestados ainda serviços de táxi aéreo. Ao lado do aeroporto, está a Estação Aduaneira do Interior, o Porto Seco do Sul de Minas, em franca expansão. 
O ET de Varginha
          Mesmo sendo um dos principais centros produtores de café do mundo, Varginha é famosa no mundo inteiro pela aparição de Extraterrestre. Falou em Varginha, falou de ET, isso é fato. (foto acima de Carias Frascoli)
          A história começou numa tarde de 20 de janeiro de 1996, quando as irmãs Liliane e Valquíria Duarte e a amiga Kátia Andrade Xavier, afirmaram terem visto uma criatura, bípede de 1,6 metros de altura aproximadamente, cabeça grande e corpo fino, com pés em forma de V, pele marrom e olhos vermelhos e grandes. 
          O fato foi exaustivamente divulgado por todas as mídias, chamando a atenção do mundo inteiro para uma possível aparição de Objetos Voadores Não Identificados, o que fez da cidade o centro das atenções no mundo na época e até hoje, o fato, conhecido como “Incidente de Varginha” é estudado pelos estudiosos das questões de OVNIS.
          Mas esse não foi o primeiro caso de supostas aparições de OVINI´s em Varginha. Em 1971, alguns moradores relataram terem visto um OVNI sobrevoando o município, bem como o mesmo objeto foi visto sobrevoando a Escola de Sargentos das Armas, ESSA, em Três Corações. O relato foi divulgado em 2017 pelo Ministério da Aeronáutica. 
          O ET de Varginha, como é chamado, trouxe modificações na paisagem urbana da cidade, com praças e monumentos lembrando o ET e OVINI´s como estátuas, caixas d´água (na foto acima de Carias Frascoli) em formato de disco voador, etc. A figura de ET e discos voadores na cidade são atrativos para os visitantes.      

Um comentário:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores