Santuário de Nossa Senhora das Graças em Urucânia

Fotografia de Elpídio Justino de Andrade
Urucânia é fica na Zona da Mata Mineira a 256 km de Belo Horizonte. Sua população estimada em 2017 era de 10.589 habitantes, segundo o IBGE. Conhecida historicamente pelos milagres do saudoso Padre Antônio Ribeiro Pinto, responsável por trazer a Devoção à Nossa Senhora das Graças para o município. Pertencia a cidade de Ponte Nova até a sua emancipação, que aconteceu em 3 de março de 1963. Sua economia baseia-se, principalmente, na produção de açúcar, com a Usina Jatiboca. Também movimenta a economia local a suinocultura, atividade facilmente encontrada em todo o município.

O Santuário Nossa Senhora das Graças está localizado à Avenida Ari Soares Martins, s/n no Centro de Urucânia há 1 Km da Igreja Matriz.

O local é de fácil acesso, porém a colina onde está localizado é bastante íngreme. Na área do Santuário existe boa acessibilidade.O Santuário é visitado por mais de 70.000 pessoas anualmente.O maior fluxo de visitantes acontece no mês de Novembro por ocasião da Festa de Nossa Senhora das Graças que ocorre no dia 27 de Novembro.
Histórico
Desde que chegou a Urucânia em 1947, Padre Antônio nutriu o sonho de construir um Santuário dedicado à Virgem da Medalha Milagrosa, Nossa Senhora das Graças, sua santa de especial devoção.
Após muitas tentativas de convencer a Arquidiocese de Mariana, a autorização para a construção do Santuário foi obtida em fins da década de 50.

Foram mobilizadas diversas pessoas para que se fosse dado início ao projeto.

Contudo, Padre Antônio não viu seu desejo se concretizar em vida, já que as obras do Santuário só foram concluídas no início da década de 70.

Entretanto, Padre Antônio teve a oportunidade de abençoar a imponente imagem de Nossa Senhora das Graças que chegou à cidade em 1961, trazida do Rio de janeiro. A imagem foi confeccionada pelo artista português Joaquim de Souza e Silva e doada para o Santuário de Urucânia por Beatriz Monteiro de Carvalho, onde se encontra até hoje, atraindo uma grande quantidade de fiéis.O Santuário de Nossa Senhora das Graças possui no seu interior a Imagem de Nossa Senhora das Graças e o Túmulo de Padre Antônio.Já nos arredores, se encontram dois monumentos de grande importância para a religiosidade do município: o mirante e o Cristo.

Fonte da matéria:http://www.visiteurucania.com.br/turismo/santuario-nossa-senhora-das-gracas/
Primeiro parágrafo:Wikipédia. Ilustrações nossas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário