Geleias e licores são fabricados com pétalas de rosas em Barbacena. Veja também as receitas.

As rosas movimentam a economia de Barbacena, no Campo das Vertentes, mas não são apenas as floriculturas que lucram. Há também espaço para geleias, licores e aromatizantes fabricados a partir de pétalas de rosas. Em Barbacena, a produção desse tipo de flores gera entre 800 e 1.200 postos de trabalho, de acordo com dados da Agência de Desenvolvimento Econômico da cidade. A produção ultrapassa 50 milhões de rosas a cada ano e movimenta, na economia local, pelo menos R$ 15 milhões.
O cultivo de rosas é tradição no município e região e, atualmente, o que é produzido nos roseirais não fica apenas em decorações e buquês. Geleias, perfumadores de ambientes e licores representam novas maneiras de presentear. A produção artesanal desses produtos ainda não completou dois anos e já mostra resultados. Por mês, são produzidos 200 litros de licor por mês e pelo menos 20 quilos de geleias em pequenos potes de 40 gramas.
Geleias são fabricadas com pétalas de rosas
(Foto: Reprodução/TV Integração)
As pétalas são higienizadas, processadas e transformadas em uma bebida alcoólica. Se cozidas com açúcar em tachos de cobre, transformam-se em geleias. O lançamento dos produtos foi em 2013 em um evento em Alfredo Vasconcelos, no Campo das Vertentes. “Teve uma aceitação muito boa porque as rosas são muito perecíveis para as pessoas levarem um buquê para outras cidades. Então, além de vender o licor e a geleia, que têm durabilidade maior, a gente não está vendendo apenas um produto comestível. É um presente. Vendemos uma história”, destacou a coordenadora do Projeto Meninas de Minas, Rosângela Almeida.
A Associação dos Produtores de Rosas de Barbacena reúne 20 agricultores que investem em tecnologia e novas variedades para atender ao mercado. “Barbacena é conhecida como cidade das rosas. Temos um clima maravilhoso, temos um sol certinho, nós temos morrinhos, altitude. Temos tudo para produzir as rosas mais lindas, mas a gente está procurando melhorar cada vez mais, procurando tecnologia, porque queremos fazer de Barbacena um polo de Minas Gerais”, afirmou a presidente da associação Sheila Loshi.

Receita de Geléia de Pétalas de Rosas
INGREDIENTES
1kg de pétalas de rosas orgânicas (cultivadas sem uso de agrotóxicos ou adubos químicos) vermelhas ou cor-de-rosa - o ideal é que sejam bem perfumadas e você mesmo possa colhe-las pela manhã, ainda úmidas de orvalho.
1kg de açúcar cristal ou refinado
1 litro de água de qualidade
Caldo de dois limões médios
MODO DE FAZER
Lave bem as pétalas em água corrente.
Retire a parte brancas da base das pétalas, pois elas amargam ao serem mastigadas.
Numa vasilha funda, coloque o litro de água, o caldo dos dois limões e deixe as pétalas de molho por duas horas.
Depois, bata tudo no liquidificador até triturar as pétalas.
Despeje a mistura numa panela, leve ao fogo baixo e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos, mexendo de vez em quando.
Acrescente o açúcar, misture bem para que ele se incorpore totalmente e continue mexendo sem parar até aparecer o fundo da panela.
Retire do fogo e envase imediatamente em frascos esterilizados.

Receita de Licor de Pétalas de Rosas
INGREDIENTES
Pétalas de 30 rosas vermelhas
1 litro de cachaça
1 xícara e 1/2 de açúcar
MODO DE PREPARO
Tire as pétalas de trinta rosas vermelhas e lave-as muito bem
Coloque em infusão em 1 litro de cachaça por 8 dias
Depois coe o líquido
Faça uma calda grossa com 1 xícara e 1/2 de açúcar e junte tudo
Coloque em uma garrafa, tampe e espere 8 dias para servir
**************
Fonte da matéria:http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2014/08/geleias-e-licores-sao-fabricados-com-petalas-de-rosas-em-barbacena-mg.html (matéria feita em 14/082014 por G1 Zona da Mata)
Fonte da receita de Geleia de Pétalas de Rosas:http://correiogourmand.com.br/receitas_iguarias_especiais_12.htm
Fonte da Receita de Licor de Pétalas de Rosas:http://www.tudogostoso.com.br/receita/100469-licor-de-rosas-vermelhas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário