Gonçalves: a pérola da Mantiqueira

Vista parcial de Gonçalves. Foto de Jsfouche
Gonçalves está a 458 km de Belo Horizonte no Sul de Minas. A cidade é atualmente um dos pólos turísticos em forte desenvolvimento na Serra da Mantiqueira, fazendo parte do circuito turístico Serras Verdes do Sul de Minas. Sua população, segundo o IBGE, é de 4220 habitantes em 2017. Situada nas proximidades de outros destinos consagrados como Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí, Monte Verde e Santo Antônio do Pinhal, possui um charme único, diferenciado e apaixonante.
Fotografia de Karen Nogueira
A cultura Mantiqueira se faz presente em todos os detalhes. No clima ameno nesta época do ano e deliciosamente fria no inverno. Na abundância da água que brota das montanhas e que nos oferece inúmeras cachoeiras, na paisagem repleta de araucárias e bromélias, e nos diferentes cantos de pássaros que embelezam ainda mais o ambiente.

Gastronomia
Quando se começou a falar no Brasil sobre o Slow food e seus benefícios para o consumidor e toda a cadeia produtiva, Gonçalves já era um exemplo vivo para o movimento. Simplesmente já fazia parte da sua cultura e dos emigrantes que ali se estabeleciam. Com inúmeras áreas destinadas aos orgânicos e com uma das mais conhecidas feiras da Mantiqueira (sempre aos sábados), a cidade atraiu Chefs de grandes cidades e ali formou outros tantos. Soma-se isso aos produtores de queijos, geleias, cogumelos e outros da região, forma-se o ambiente perfeito para um festival, que não por acaso, é um sucesso.
Fotografia de Gislene Ras
Cultura
A Cultura da roça está no ar, na terra e na água. E a produção artística retrata isso com maestria. São artísticas plásticos, artesões e ceramistas que vão deixar o seu passeio ainda mais rico.

Fonte parcial: Wikipedia
Matéria do site:http://www.cidadeecultura.com/goncalves-festival-de-gastronomia-e-cultura-da-roca/

Nenhum comentário:

Postar um comentário