sexta-feira, 6 de outubro de 2017

O Fantasma do Inconfidente

Foi na Casa dos Contos, em Ouro Preto, na Região Central do estado, antigo local de pesagem e fundição de ouro e produção de moedas do Brasil Colônia que o poeta Cláudio Manoel da Costa cometeu suicídio, quando lá esteve preso. 

Claudio Manoel da Costa era um importante Inconfidente e um dos mais influentes no movimento contra a dominação Portuguesa e excessos na cobrança de impostos. 


Há dúvida que foi realmente suicídio ou se foi assassinado pelas forças da coroa portuguesa e até por seus companheiros de movimento, porque saiba demais e podia falar. Naquele tempo as formas de obter confissões de presos eram muitos cruéis. Ele não aguentaria e falaria tudo.

Mas, após sua porte, supostas aparições do Inconfidentes começou a popularizar. Reza a lenda que, nas madrugadas, Cláudio Manoel ainda frequenta o casarão, hoje centro de cultura mantido pelo Ministério da Fazenda. Com essa história, muita gente evitar ficar no casarão à noite e até passar na rua em frente ao local, com medo do fantasma. 


Existem muitos relatos sobre essas supostas aparições de Cláudio Manoel da Costa. Tem gente que jura que o viu andando sobre o assoalho, recitando seus poemas. 

Para ter certeza do fenômeno, o jeito é passar uma noite sozinho na Casa dos Contos. Alguém teria coragem?

Nenhum comentário:
Faça também comentários