Conheça Sacramento

Vista parcial da cidade. Fotografia de Arnaldo Silva
Sacramento é uma das mais importantes cidades do Alto Paranaíba e de Minas Gerais. É terra do ator Lima Duarte, que nasceu no distrito de Desemboque, Famosa por seu Queijo Canastra, recentemente premiado no Festival do Queijo de Paris como o melhor do Mundo, tem outros atrativos que atraem turistas como a Gruta Palhares, dezenas de Cachoeiras, entrada para o Parque da Canastra, etc. Sacramento é um dos berços do Espiritismo em Minas e no Brasil. Faz parte da microrregião de Araxá. Sua população estimada em 2017 era de 25.998 habitantes.  
Serra do Cipó em Sacramento. Fotografia de Arnaldo Silva 
 Geografia
Seus limites são os municípios de Perdizes a norte, Araxá e Tapira a nordeste, São Roque de Minas e Delfinópolis a sudeste, Ibiraci a sul, os paulistas Pedregulho e Rifaina a sudoeste, Conquista e Uberaba a oeste e Nova Ponte e Santa Juliana a noroeste.

O município de Sacramento localiza-se na região sudoeste do estado de Minas Gerais na Zona do Alto Paranaíba, limitando-se a região do Triângulo Mineiro. Possui uma área total 3071 Km2, fazendo limite com os municípios de Nova Ponte, Santa Juliana, Perdizes e Araxá ao Norte; Conquista e Uberaba a Oeste; Tapira e São Roque a Leste e por último o estado de Sao Paulo ao Sul. 

Rio Grande em Sacramento. Fotografia de Arnaldo Silva
Clima
Com clima ameno, as temperaturas médias no mês mais frio – julho - chegam a 17°C e nos meses mais quentes – janeiro e fevereiro - a 23°C.

Turismo
O município integra o circuito turístico da Canastra.
Serra da Canastra, berço da nascente do Rio São Francisco.
Fotografia de Maria Mineira
Parque Nacional da Serra da Canastra
O Parque Nacional da Serra da Canastra é situado na região sudoeste do Estado, nos municípios de Sacramento, Delfinópolis e São Roque de Minas. O parque abriga a nascente do rio São Francisco, no Vale dos Cândidos. Criado através de Decreto Federal nº 70.355, em 1972, o Parque, com 71.525 ha, possui esse nome devido à semelhança apresentada pelo imenso chapadão que, ao ser avistado de longe, parece ter a forma de uma canastra ou baú.

No Canastra há, ainda, ocorrência dos campos de altitude, uma variação do cerrado, com capões de mata nas grotas e vales. Este tipo de vegetação é habitat natural de espécies como o cachorro-do-mato, veado-campeiro, ema, siriema, codorna, perdiz, gavião, curiango e coruja. Nas partes mais altas é possível visualizar o lobo-guará e o tamanduá-bandeira, espécies raras e ameaçadas de extinção.

A portaria de entrada para o Parque da Canastra, fica a 60 km do centro da cidade.

Gruta dos Palhares

Fotografia de Arnaldo Silva 
A Gruta dos Palhares é considerada a maior gruta de arenito das Américas. Ramificando-se em outros compartimentos, tem uma profundidade explorada de aproximadamente 450 metros que, por questão de segurança, só pode ser visitada ou estudada com autorização especial. A formação rochosa é de arenito botucatu, e sua descoberta deu-se na metade do século XIX. A área de visitação é rica de belezas naturais, com sua altura de 22 metros, abrigando em cada dobra da rocha centenas de ninhos de maritacas, papagaios, andorinhas e outras aves que ali encontram tranquilidade para reprodução.

Distrito de Desemboque
Distrito de Desemboque. Fotografia de Luis Leite
Erguida por bandeirantes em 1766 em sua rota rumo ao ouro de Goiás, já foi o maior centro comercial e de mineração do famoso Triângulo Mineiro, dando abrigo a 1,5 mil habitantes e repleta de vida comercial e de lazer, incluindo um pequeno cassino.Contudo, em 1871, o ouro começou a escassear e as pessoas acabaram partindo para as cidades vizinhas e abandonando os garimpos que já não tinham mais nada a oferecer.
Igreja e Cemitério em Desemboque. Fotografia de Luis Leite
Atualmente o local é uma vila pertencente ao município de Sacramento tendo apenas 20 casas, duas igrejas muito bem conservadas e um cemitério. Interessados em visitá-la podem ficar em Sacramento ou na bela cidade de Araxá (365 km de Belo Horizonte): local histórico e com belíssimos monumentos.

Atrativos turísticos urbanos
Basólica do Santíssimo Sacramento. Fotografia de Luis Leite
Basílica de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento
Museu Histórico Coralia Venites Maluf
Fotografia de Arnaldo Silva
Colégio Allan Kardec / Museu Corina Novelino
Igreja de Nossa Senhora do Rosário (Desemboque)
Parque Náutico de Jaguara
Parque Palhares. Fotografia de Luis Leite
Parque Municipal da Gruta dos Palhares

Por Arnaldo Silva
Fonte parcial: Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário