Trem da Serra da Mantiqueira. Roteiros, preços, itinerários e funcionamento. Veja:

Foto arquivo da ABPF - Associação Brasileira de Preservação Ferroviária
Trem da Serra da Mantiqueira é um trem operado pela regional Sul de Minas da ABPF na cidade de Passa Quatro – MG. O trem parte da estação central de Passa Quatro em direção a estação Coronel Fulgêncio, localizada no alto da Serra da Mantiqueira, próxima ao Grande Túnel, na divisa de estados entre São Paulo e Minas Gerais.

Informações Gerais

Foto arquivo da ABPF - Associação Brasileira de Preservação Ferroviária
 Recomendamos que sejam feitas reservas através dos telefones abaixo e/ou verificado disponibilidade com antecedência.
Trajeto: Passa Quatro – Estação Coronel Fulgêncio, 10 kms
Telefone da Estação: (35) 3371 – 2167 (horário comercial e finais de semana)
Reservas: tremdaserrap4@abpf.com.br ou ligar para (35) 3371 – 2167 (horário comercial e finais de semana)
Formas de Pagamento: dinheiro
Valores: R$55,00 por pessoa, valor promocional para todas as idades (válido até 31/12/2017)
Grupos: favor ligar para (35) 3371 – 2167 (horário comercial e finais de semana)
Para fretamentos ou agendar trens extras, contactar a estação
Endereço:
Av Benedito Valares 159, Praça Dr Paulo de Frontin, S/N, Estação Ferroviária, CEP 37460-970
Funcionamento:
Sábados:
10:00 hs e 14:30hs (horário da tarde sujeito a confirmação)
Domingos: 10:00hs
Durante feriados e épocas de grande movimentos são feitas viagens extras, contactar a estação para maiores detalhes e agenda.
Duração total do passeio: duas horas

(os preços citados acima estão sujeitos a alterações, consulte antes)
Também temos disponível programação especial para escolas, para mais informações, visite: Trem Turístico Cultural para Escolas


Roteiro
Foto arquivo da ABPF - Associação Brasileira de Preservação Ferroviária
O trem parte da estação de Passa Quatro, que fica no km 34 da antiga The Minas and Rio Railway Company, sendo que na estação os passageiros podem visitar uma exposição fotográfica no hall da estação ao som de música típica regional.

Após a partida o trem se dirige a estação Manacá, no km 30 da ferrovia, nesta estação é feita uma breve parada onde os turistas podem visitar uma feira de artesanato e guloseimas enquanto a locomotiva é preparada para subida da serra.

Partindo da estação Manacá o trem inicia a subida da serra, passando pelas corredeiras do Manacá e a ponte Estrela.

Chegando a estação Coronel Fulgêncio, km 25, cota 1085m, o trem realiza uma nova parada, os passageiros podem então conhecer a exposição fotográfica de minisséries filmadas no local, Mad Maria e JK – minissérie, ambas da Rede Globo; fotos de máquinas e carros recuperados pela ABPF; e fotos da Revolução Constitucionalista de 1932. Também é oferecido um passeio cortesia ao Túnel.

Após as manobras, trem parte de volta a Passa Quatro, fazendo uma breve parada na ponte Estrela para fotografias.
Estação de Passa Quatro. Fotografia de Salles Filho
 Em feriados e datas festivas ocorrem trens extras, mas deve-se confirmar ligando para a estação e verificando a disponibilidade. Não existe uma regra e os trens extras são adicionados conforme a necessidade e movimento na cidade.

É possível realizar fretamento para grupos, escolas, excursões, etc, que podem fretar um trem inteiro em dias e horários alternativos. Entrar em contato com a estação para maiores detalhes.

Trem Turístico Cultural para Escolas
Temos também uma programação especial para escolas, com um roteiro personalizado além de guia dedicado para prestar informações sobre a ferrovia, ABPF e história da região, para mais informações, visite: Trem Turístico Cultural para Escolas.

Material Rodante
O trem é formado pela locomotiva 332, uma genuína locomotiva a vapor, construída em Novembro de 1925 pela Baldwin Locomotive Works, USA. Do modelo Pacific (rodagem 4-6-2) e traciona dois carros de passageiros de madeira construídos nas oficinas de Belo Horizonte da Estrada de Ferro Central do Brasil, em 1956.

Atualmente nas oficinas de Cruzeiro esta sendo reformada a locomotiva 522, uma Mikado (rodagem 2-8-2), construída pela ALCO, USA em 1926 que em breve irá trabalhar no trem juntamente com a locomotiva 332.

Além da locomotiva e dos carros, existe em Passa Quatro um auto de linha e um vagonete que são utilizados pela turma de via na manutenção da ferrovia.

Passa Quatro

Fotografia de Saulo Diniz
A cidade é localizada no Sul de Minas Gerais e vem se firmando, nos últimos anos como um polo de atração para o ecoturismo e o turismo rural. Em seu território se encontram diversas atrações turísticas como montanhas, cachoeiras, fazendas, pesqueiros entre outras atividades que favorecem a realização de atividades turísticas dessa natureza.

Também existem atividades turísticas relacionadas a festejos como o ‘Corpus Christi’, a Festa do Gado Leiteiro, o Carnaval, Festivais de Bandas, passeios ciclísticos, ralis etc.

Na cidade também existem casarios construídos desde o final do século XIX até as primeiras décadas do século passado.

Outra atração é o “Brasil Nota 10”, um museu de cenários históricos brasileiros modelados em miniatura, alguns com mais de 200 personagens retratando momentos históricos do Brasil, como a Revolução Constitucionalista de 1932.
O site oficial do Trem da Serra você pode acessar clicando em: Trem da Serra da Mantiqueira
Fonte da matéria:
https://abpfsuldeminas.com/trem-da-serra-da-mantiqueira/
Fotografia de Anderson Veloso
Como chegar em Passa Quatro
Passa Quatro fica a 441 km de distância da capital mineira Belo Horizonte 249 km do Rio de Janeiro e 245 km de São Paulo. Para fazer essa viagem, você tem a opção de ir de carro, ônibus ou avião. Apesar de avião ser sempre o tipo de transporte que parece mais rápido, nesse caso, como a cidade é de interior e não possui aeroporto próprio, esse meio fica um pouco inviável para quem vem de estados mais próximos.

Como ir para Passa Quatro de carro
Saindo de São Paulo, o motorista deve pegar a Airton Sena, depois a Carvalho Pinto e Via Dutra. Em seguida, pegar a saída para Minas: KM 46 – Canas e KM 39 – Cachoeira Paulista / Cruzeiro. O tempo estimado de viagem é de mais ou menos 3 horas e 30 minutos.

Já para os turistas saindo do Rio de Janeiro, é preciso seguir pela Via Dutra até o KM 22, Lavrinhas, depois Cruzeiro. O tempo estimado de viagem é de 3 horas e 46 minutos.

Para os mineiros de Belo Horizonte que desejam visitar Passa Quatro, é possível chegar até seguindo a Fernão Dias até Três Corações, Caxambu, Pouso Alto e Itanhandu. O tempo de viagem é de BH para Passa Quatro é maior, apesar das duas cidades estarem no mesmo estado; são em torno de 5 horas e 55 minutos de viagem.

Como ir para Passa Quatro de ônibus

Saindo de Belo Horizonte, você tem duas opções de ônibus. Uma viagem direta através da viação Cometa, com viagens contendo algumas conexões e podendo se estender até quase 19 horas dentro do ônibus. O valor das passagens é o mesmo, em torno de R$166. Ou você também pode optar por pegar um ônibus da viação Gardênia até São Lourenço e de lá pegar um outro ônibus da viação Cidade do Aço até Passa Quatro. Você pode ligar para o número 0800-302000 para pedir maiores informações sobre os horários de partida e chegada.

Para os paulistanos, a viação Cometa (telefone 11-6221-2955) faz o transporte direto até Passa Quatro, ou você pode optar pela viação Pássaro Marrom (telefone 11-6221-0244) até a cidade de Cruzeiro e de lá pegar um outro transporte para Passa Quatro.

Os cariocas têm a opção de viajar com a viação Cidade do Aço até Cruzeiro. Após chegar em Cruzeiro, o viajante continua com a mesma viação, apenas é necessário comprar uma passar complementar de Cruzeiro até Passa Quatro, uma distância de 23 km. Os horários de partida costumam ser regulares as 06h15, 10h30, 14h15 (ônibus executivo, podendo ser um pouco mais caro), 19h e 20h45.

Como ir para Passa Quatro de avião
Como na cidade de Passa Quatro não tem aeroporto, se você preferir essa opção, é necessário pousar no aeroporto de Juiz de Fora e pegar um ônibus ou alugar um carro para chegar até seu destino. Essa opção é apenas viável para quem vem de muito longe, pois são 267 km de uma cidade para a outra. Caso você esteja vindo da região sul ou nordeste, considere-a para diminuir o seu tempo de viagem.

Reveja todas as opções que foram dadas aqui e avalie qual é melhor de acordo com a sua cidade de partida. Ir de carro sempre é a opção mais escolhida, já que lhe garante a comodidade de ir e vir para qualquer canto sem depender de outras pessoas ou veículos. Então agora é só reservar a sua pousada e boa viagem!

Essa informações foram extraídas do site http://www.pousadinhas.com.br/passa+quatro

Um comentário:

  1. No passado minha mãe ia de trem de S. G. do Sapucaí até Passa Quatro. Essa ferrovia já não mais existe. Resgate difícil em pensando em um país de ferrovias.

    ResponderExcluir