Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 22 de junho de 2017

A diferença entre o queijo do Serro e o queijo Canastra

(Por Arnaldo Silva) Nos dois melhores queijos do Brasil, Serro e Canastra, são usados leite cru na produção com adição do "pingo" que é o fermento láctico natural, recolhido a partir do soro drenado do próprio queijo. O que difere um do outro é o processo de produção, desde o manejo do gado, pastagens, água, ordenha, até o leite ir para as queijarias e, principalmente, pela ação das bactérias que agem no mundo vivo dos queijos. São as bactérias, ácaros e fungos que dão características, personalidades, textura, cor e sabor dos queijos.
          Esse é o grande diferencial porque cada região tem suas características próprias, bactérias, ácaros e fungos diferentes, devido as diferenças regionais como clima, solo, manejo do gado etc., que interferem na ação dos microrganismo que atuam no leite e nos queijos. O resultado final são dois queijos de excelente qualidade, constantemente premiados no Brasil e no exterior, com grande reconhecimento internacional. (acima, na foto à esquerda, do Tiago Geisler, o Queijo do Serro e à direita, de Arnaldo Silva, o Queijo Canastra)
Queijo do Serro
          Produzido há mais de 300 anos, da mesma forma na cidade do Serro e sua região queijeira formada pelos municípios pelo próprio Serro, Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim, Materlândia, Paulistas, Rio Vermelho, Sabinópolis, Santo Antônio do Itambé e Serra Azul de Minas. É um dos melhores queijos do mundo, com várias premiações nacionais e internacionais. (na foto acima de Tiago Geisler, o Queijo do Serro)
          O modo artesanal da produção do queijo do Serro é Patrimônio Imaterial de Minas Gerais, reconhecido pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA/MG e do Brasil tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
          Feito de leite cru e no tradicional sistema do "pingo" um fermento natural obtido com o pingo do próprio leite. O 'pingo", preserva a flora bacteriana original. O resultado é um queijo de massa consistente, firme, coloração clara, macia e sem rachaduras. 
          Possui maior acidez em relação aos outros queijos. Quando curado, ganha uma casca amarela e dependendo do tempo de cura, como de 60, 120 ou 180 dias na maturação, adquire uma rígida casca marrom, enrugada. 
Queijo da Serra da Canastra
          Produzido há mais de duzentos anos, é o melhor queijo do Brasil e um dos mais premiados do mundo, sendo Patrimônio Imaterial mineiro, reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA/MG) e brasileiro, tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). (foto acima de Arnaldo Silva) 
          É produzido na Serra da Canastra, tradicional região queijeira formada pelos municípios de engloba as cidades de São Roque de Minas, Medeiros, Bambuí, Vargem Bonita, Piumhi, Tapiraí e Delfinópolis. 
          É um tipo de queijo em que se pode dizer claramente, é único. Não tem igual em lugar algum do mundo. É feito com leite de vaca cru. 
          Sua massa é prensada à mão, por isso é densa e encorpada. Tem um sabor forte, massa levemente cremosa e meio picante. Sua casca é rígida, lisa, ligeiramente oleosa, com coloração amarelada, apresentando mofos brancos na superfície. 
          Tanto o Queijo Canastra, quanto o Queijo do Serro, são queijos únicos e inigualáveis. Ambos de qualidade, textura e sabor, diferenciados, reconhecidos no Brasil e no mundo inteiro, como dois dos melhores queijos da atualidade. Prova disso, são as constantes premiações nacionais e internacionais dos queijos da Canastra e do Serro.
          Escolhendo um ou outro, a escolha está bem feita. São queijos de primeiríssima qualidade!

15 comentários:

  1. e QUAL E A DIFERENÇA? EM TERMOS DE SABORES TEXTURA ...

    ResponderExcluir
  2. Eu acho o canastra mais curado que o do serro. Com isso ele também fica mais salgado - para o meu paladar. O do serro é mais cremoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tempo de cura nao aumenta o salgado. Sal é sal e o que é adicionado é o q conta

      Excluir
    2. Na cura ele perde água e fica mais salgado!

      Excluir
  3. pra mim a diferença é que estou aqui em SP babando de vontade pra comer qualquer um dos dois!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Qual a diferença entre o queijo canastra e o do serro ? Só faltou explicar isto ....

    ResponderExcluir
  5. Do serro é mais cremoso o canastra é mais seco.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Onde comprar estes dois tipos de queijos em Curitiba PR?

    ResponderExcluir
  8. Antes de tudo quero deixar claro que não sou expertise em queijos, só como quase todo mineiro, um fã da iguaria.
    Sempre que avisto um redondo de leite cru e de boa procedência mineira,(especialmente se for canastra ou serro) eu compro. Más até hoje em um teste cego não sou capaz de diferencia los, explico!
    Queijo é um assunto complexo, o mesmo produtor com as mesmas vacas pode fazer um queijo com um sabor em um dia de sol e outro em um dia chuvoso,além disto tem a maturação. Um queijo fresco tem um gosto e conforme vai maturando ou amadurecendo e mudando e no final vai tendendo para aquele gosto típico do parmesão. E claro que tem alguma diferença entre os dois, os entendidos chamam de " terroir", que é a microbiologia , clima, propriedades da água ,etc que influenciam no leite da vaca e tbm no queijo,além do DNA do pingo, que é o fermento lático que azeda o leite.
    Resumindo: Pode até haver diferença entre os queijos Serro e Canastra , más para uma fiel comparação é preciso o mesmo produtor, com as mesmas condições fazer 2 queijos , um em cada região , com o mesmo tempo de maturação para compara los.

    ResponderExcluir
  9. Excelente explicação, somos fabricantes de pão de queijo, em BH e os pães ficam excelentes, qualquer um dos dois queijos, o que altera é a quantidade de sal e cremosidade de um queijo e intensidade de outro. Mas é muito bom!!! Queijo é vida!!!

    ResponderExcluir
  10. Excelente explicação, somos fabricantes de pão de queijo, em BH e os pães ficam excelentes, qualquer um dos dois queijos, o que altera é a quantidade de sal e cremosidade de um queijo e intensidade de outro. Mas é muito bom!!! Queijo é vida!!!

    ResponderExcluir
  11. Excelente explicação, somos fabricantes de pão de queijo, em BH e os pães ficam excelentes, qualquer um dos dois queijos, o que altera é a quantidade de sal e cremosidade de um queijo e intensidade de outro. Mas é muito bom!!! Queijo é vida!!!

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores