quinta-feira, 22 de junho de 2017

Veja onde encontrar os melhores Azeites Mineiros

Pouco menos de 10 anos após ser introduzida na região da serra da Mantiqueira, a cultura da azeitona acaba de bater recorde de produção, e o destaque fica para os olivicultores mineiros (fotografia acima reprodução de TV EPTV - Sul de Minas)
A produção de azeite em Minas Gerais registrou safra recorde em 2017. Após o término da safra na região da serra da Mantiqueira, foram contabilizadas 365 toneladas de azeitonas colhidas e 42 mil l de azeite extraídos – volumes superaram a expectativa dos produtores para 2017. O número da extração de azeite é 420% maior em relação a 2016 – ano em que a safra foi prejudicada devido à condições climáticas –, e representa quase o dobro da safra de 2015, quando foram extraídos 25 mil l. Para 2018 a expectativa de mais um recorde.

Minas Gerais entrou na rota de produção e processamento de azeite há dez anos – a primeira extração experimental, feita pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) em Maria da Fé, no sul do estado, aconteceu em 2008. 10 anos depois, Minas atesta grande potencial para a cultura, com mais de 180 olivicultores e cerca de 50 municípios da serra da Mantiqueira investindo na produção do fruto típico dos países do mar Mediterrâneo.

"Para este ano, queríamos extrair 40 mil litros, mas superamos o número. Isto se deve, principalmente, à nossa condição climática favorável, à maturidade das nossas oliveiras e ao aumento das áreas plantadas", explica Nilton Caetano, presidente da Associação dos Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira (Assoolive). Hoje, a Assoolive conta com 50 associados.


Região produtora
O principal polo produtor de azeitonas no Brasil está localizado na serra da Mantiqueira, incluindo os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, além de Minas Gerais – que engloba a maior parte da produção. A serra, que fica a 1,3 mil m de altitude, é o ambiente ideal para o desenvolvimento das árvores, que precisam do frio para a floração. "Temos, hoje, 1,8 mil hectares plantados, com cerca de 700 mil árvores em produção", pontua o presidente da Assoolive.


Com a expansão da atividade no estado, aumentam também os desafios. Segundo Nilton Caetano, como a cultura é nova no país, a produtividade ainda é pequena em relação a outros países, como a Espanha, maior produtor de azeite do mundo. Enquanto, lá, uma árvore madura (com cerca de 10 anos) produz 35 kg de azeitona, aqui, colhem-se 10 kg do fruto por planta.


"Nosso azeite tem qualidade excelente e, quanto mais novo ele é, melhor. Como temos condições de comercializá-lo até 20 dias depois da extração, ele é muito mais saboroso do que os importados, que chegam após um ano da colheita. Temos que melhorar cada vez mais o produto. Pretendemos, inclusive, lançar em 2018 um selo de origem em parceria com a Epamig, para atestar a qualidade do azeite produzido aqui, que está dentro dos padrões estipulados pela lei", , afirma o especialista.

De Lá
Endereço: rua Santa Rita Durão 919, Savassi, Belo Horizonte/MG
Informações: (31) 3225-6347


Néctar do Cerrado (Mercado Distrital do Cruzeiro)
Endereço: rua Ouro Fino 452, loja 2B, Cruzeiro, Belo Horizonte/MG Informações: (31) 8706-5074

Casa Bonomi
Endereço: av. Afonso Pena 2600, Funcionários, Belo Horizonte/MG Informações: (31) 3261-3460/8334

Empório do Carmo
Endereço:
rua Grão Mogol 535, Carmo, Belo Horizonte/MG
Informações: (31) 2555-4545

Roça Capital (Mercado Central)
Endereço: av. Augusto de Lima 744, loja 268, Centro, Belo Horizonte/MG Informações: (31) 3789-8669

Mercado Grano
Endereço:
rua Niágara 320, Jardim Canadá, Nova Lima/MG
Informações: (31) 3541-1036

Algumas marcas de Azeites da Serra da Mantiqueira

Azeite PraDo & Vazquez
O clima da Serra da Mantiqueira favorece o cultivo de oliveiras. A produção de azeite de qualidade nessa região do Sul de Minas, está sendo reconhecido, inclusive internacionalmente. O azeite extra virgem de Alagoa MG vem se despontando como produto de ótima qualidade, abrindo novas vagas de trabalho na cidade. A marca do Azeite é Prado & Vasques, produzido pela Cauré Agronegócios, na Fazenda Arrozal. Informações:http://pradoevazquez.com.br/

AZEITE BORRIELLO
A marca pertence ao Casal Carla Retuci e Mário Borriello, de Andradas MG. Extraem azeite de arbequina e grappolo na fazenda, aberta a visitação. Informações: www.azeiteborriello.com.br

VERDE OLIVA

Azeite orgânico produzido em Delfim Moreira MG, pelo casal Newton Litwinski e Fátima Garcia. Visitas a fazenda podem ser agendadas e também aceitam encomendas pelo correio.
Informações: tel.: 35 3624-1334 (foto acima de Mateus Ribeiro)

PAIOL VELHO
Numa fazenda em Cristina MG, pertencente a família de Luiz Menezes, são plantados 4 variedades de azeitonas. A produção desse azeite vem crescendo a cada ano. Informações: tel.: 12 99719-2083


EPAMIG

A Estatal Mineira sediada em Maria da Fé MG, produz azeites em seus olivais experimentais e processa azeitonas de produtores da Região da Mantiqueira. Informações: tel.: 35 3662-1227 (foto acima de Rosane Vidinhas)

Azeite Serra Que Chora
AZEITE EXTRA VIRGEM 0,1% de acidez (valor de referência até 0,8%). Esse azeite das Terras Altas da Mantiqueira, (Itanhandu MG) é de altíssima qualidade. 
Fotos e demais informações você pode obter pelo site da marca www.azeitenovo.com.br 
Contato:(35)3361.1233 / (35)3361.1014 / (31)98788.2051.
Locais onde encontrará o azeite Serra que Chora:
Em Contagem: Casa Pimentel Empório
R. Manoel Alves, 237 - Centro, Contagem - MG, 32041-400​
Em Belo Horizonte: Distral Cruzeiro - Nectar do Serrado
R. Ouro Fino, 452 - Cruzeiro, Belo Horizonte - MG, 30310-110
Em São Paulo:Mercado Municipal de Pinheiros
R. Pedro Cristi, 89 - Pinheiros, São Paulo - SP, 05421-040

Azeite Olibi 
Azeite produzido em Aiuruoca MG do produtor Nélio Weiss. A fazenda é aberta do público e o empresário, além da produção do azeite, colabora com o reflorestamento, com o Projeto Adote uma Oliveira com o objetivo de reflorestar a região com o cultivo de oliveiras.  O azeite Olibi, que em tupi-guarani significa "Óleo da Terra", é um dos mais premiados azeites do Brasil, de altíssima qualidade e reconhecimento nacional e internacional. Para conhece o azeite, a história, contato, bem como informações de como fazer uma visita á fazenda, entre em contato através do site http://www.olibi.com.br/
------------------------------------------------------------
DICAS SOBRE AZEITES
Ao escolher um azeite nacional de qualidade, você poderá usufruir por mais tempo do frescor de um azeite novo, pois, geralmente, é nos primeiros seis meses que consegue-se desfrutar de um cheiro, de uma cor e de um sabor mais intenso, mais frio e mais agradável.
Tipos de azeites
Azeite Extra Virgem: gordura obtida a partir do fruto da oliveira através de processos exclusivamente físicos, sem adição de produto químico e obtido com acidez inferior a 0.8%.
Azeite Virgem: gordura obtida a partir do fruto da oliveira através de processos exclusivamente físicos, sem adição de produto químico e obtido com acidez inferior a 2%.
DICAS DE COMO ARMAZENAR SEU AZEITE
- Não deixe-o exposto ao ar (oxigênio), mantenha-o sempre fechado;
- Não coloque o vidro próximo fontes de calor como fogão e nem em locais com sol;
- Ao escolher, prefira os que tem a vidros escuros, porque o azeite  sofre ação da luz.
- E o mais importante não armazená-lo na geladeira porque o óleo irá oxidar devido a umidade.

11 comentários:
Faça também comentários
  1. QUE BELEZA QUANDO SERÁ VENDIDO NO RIO DE JANEIRO ????

    ResponderExcluir
  2. Maravilha. em como adquirir pela internet???

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS , BRAVOS PRODUTORES. ORGULHO-ME DE VOCÊS !

    ResponderExcluir
  4. Estou admirada e mais uma vez orgulhosa de nossa Minas Gerais, com os produtores do azeite de oliva, cuja qualidade parece excelente. Parabéns !!

    ResponderExcluir
  5. Como encontrar azeite de MG em Brasilia ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No fim da matéria tem os telefones e sites das empresas. Basta entrar em contato com eles e pedir essa informação. Algumas marcas citadas vendem pela internet.

      Excluir
  6. MARAVILHOSO !. Minas Gerais e o Brasil estavam merecendo tamanho sucesso com azeite de
    primeira linha ( a nível mundial ).....

    ResponderExcluir
  7. Não entendo o porque de não permitirem o meu comentário. Dia 14 de agosto/2018 deixei aqui um comentário sobre todo o cultivo da Oliveira em Minas gerais(Maria da Fé), assim também como a extração do azeite........
    Aqui o site com todos os detalhes.......
    https://www.google.com/maps/contrib/111763410453899822346/photos/@-22.3122514,-45.378964,14z/data=!4m3!8m2!3m1!1e1

    ResponderExcluir
  8. Achei fantastico, como obter o azeite em Salvador!

    ResponderExcluir
  9. Moro no interior de MG. Não encontro as marcas escritas acima.Uso mto o Molinos. Conhecem? Pode me informar se é um bom azeite,?

    ResponderExcluir