Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sábado, 24 de junho de 2017

Conheça a Pedra da Boca

(Por Arnaldo Silva) Quem passa pela MGT-418, perto de Pedro Versiane, distrito de Teófilo Otoni MG, na região do Vale do Mucuri, na divisa com Ataleia MG, se impressiona com a impactante beleza de um Insilberg conhecido por Pedra da Boca. O enorme maciço rochoso é um afloramento monolítico em forma de cúpula, com 1005 metros de altura em seu cume, lembra uma baleia. 
          Uma fenda frontal, aberta a milhares de anos, lembra uma boca, por isso o nome. Tem formato de uma grande baleia, sendo que a fenda frontal em formato de uma boca deu origem ao nome da pedra. Possui 970 m de altura. 
          Não é apenas a beleza da Pedra da Boca que impressiona e atrai turistas para o local, mas também a aventura de escalar a montanha, por isso, cada dia mais percebe-se a presença de amantes de esportes radicais na região. Chegar ao topo, é chegar ao ápice, a da região nos quase mil metros de altura da Pedra da Boca é impressionante.
          No Vale do Mucuri e Vale do Rio Doce, são comuns esses tipos de afloramentos monolíticos, formando paisagens belíssimas nessas regiões. São afloramentos, que segundo a geologia, é uma exposição de uma rocha na superfície da Terra, que se formam ao longo de milhões de anos por erosão do solo e em alguns casos, por ação do homem, por exemplo, na abertura de estradas ou exploração de pedreiras, mas em sua maioria, são fenômenos naturais.
          Esses afloramentos monolíticos são muito importantes e estudados pela geologia com análises sobre sua idade, composições mineralógicas e químicas, além de poderem fazer mapas geológicos dos tipos de afloramentos existentes nessas regiões, sua extensão, dentre outros estudos. (As fotografias dessa edição são de autoria de Dinho Santos, enviadas pela Cibelle Viana)

6 comentários:

  1. Conheço como Pedra do Caladão. Mas é muito bonita mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josi, a Pedra do Kaladão está localizada no municipio de Carlos Chagas, sentido Bahia

      Excluir
  2. Lindo Lugar.. Sou Mineira, amo Minha Terra Amada.Para mim M.G é o lugar mais lindo do Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Tenho várias fotos desta maravilha,sempre,indo para Nanuque,para lá,e tiro belas fotos, não me canso!!amo Minas gerais!!!

    ResponderExcluir
  4. Esta pedra é espetacular, nunca estive lá mas quem sabe,um dia! Minas Gerais é linda!

    ResponderExcluir
  5. Conheço este lugar, muito lindo,cada vez que passamos tiro muitas fotos 😍

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores