domingo, 18 de junho de 2017

Conheça Caxambu

Fotografia de Rafael Siqueira 
Caxambu está localizado nas montanhas do sul de Minas Gerais, mais precisamente na região da Serra da Mantiqueira. A pequena cidade concentra o maior complexo hidromineral do mundo, com doze fontes de água mineral com propriedades diferentes. 
Fonte Dom Pedro.  Fotografia de Juninho Mosca
A maioria delas estão concentradas no Parque das Águas Doutor Lisandro Carneiro Guimarães, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. 
Outro ponto turístico de Caxambu é o Balneário de Hidroterapia. Após a ampla restauração e modernização, voltou a oferecer aos visitantes os seus famosos banhos e tratamentos. 
Fotografia de Rafael Siqueira
O turista também deve conhecer o Parque das águas. 
Fotografia de Rafael Siqueira 
O parque possui cerca de 210.000 m2. Ele está situado bem no centro de Caxambu. A principal atração de Caxambu é o parque, que possui a maior concentração de águas carbo-gasosas do mundo e conta com 12 fontes de água mineral, gêiser*, piscina de água mineral, balneário hidroterápico, gêiser lago com pedalinhos, teleférico e muitas outras atrações. 
Noturna de Caxambu. Fotografia de Rafa Siqueira
 Um programa imperdível para quem vem a Caxambu é o tour pela cidade ou para locais como a Chácara das Rosas (Centro de Hidroterapia e Terapias Holísticas) ou para o Portal das Águas. Nestes locais é possível realizar trilhas na mata, visitar nascentes e lagos. Há opções também para visitar fazendas com criação de cavalo manga-larga, marchador, cavalgadas, passeios em pôneis, tomar um delicioso café colonial e desfrutar de um almoço com comidas típicas da região.
(Fonte desta matéria:http://www.descubracaxambu.com.br/parquedasaguas/fontes-de-agua-mineral/geiser-floriano-de-lemos)

O que é Gêiser?
Fonte Gêiser. Fotografia de Juninho Mosca
Segundo informações do site Descubra Caxambu, um gêiser é uma nascente termal que entra em erupção periodicamente, lançando uma coluna de água quente e vapor para o ar. A formação de gêiseres requer uma hidrogeologia favorável, o que só existe apenas em poucos locais na Terra. São fenômenos razoavelmente raros.

O Gêiser de Caxambu não “explode” somente pela temperatura mas também pelo efeito do gás. A fonte, ainda não captada, jorra água mineral sulfurosa em intervalos indefinidos. A pressão do gás é tão alta que a fonte “explode” pelo menos três vezes ao dia, formando uma coluna de água mineral.

Com alcance que pode atingir até 8m de altura (agora melhor distribuído para banhos através de uma construção cônica) e temperatura média de 27º C , o Gêiser de Caxambu é um fenômeno e constitui como uma das principais atrações do Parque das Águas.

Existem cerca de mil em todo o mundo e metade destes encontram-se no Parque Nacional de Yellowstone nos Estados Unidos. O Brasil possui um Gêiser e está em Caxambu! Uma raridade que atrai turistas do mundo todo!

Origem do nome: O nome Géiser provém de Geysir, o nome de uma nascente eruptiva em Haukadalur, na Islândia; este nome deriva por sua vez do verbo gjósa, “jorrar”.

Características químicas da água: a água é multi – mineralizada contém sais dissolvidos e possui grande quantidade de gás. Temperatura variável (média de 27º C).

Ação e efeitos da água: Seus banhos medicinais são indicados para afecções cutâneas, eczemas crônicos, dermatoses pruriginosas, neurodermite, úlceras tópicas, artropatias crônicas degenerativas, reumatismos gotoso, seqüelas reumáticas crônicas.
Essas informações foram extraídas do site Descubra Caxambu     Link:http://www.descubracaxambu.com.br/parquedasaguas/fontes-de-agua-mineral/geiser-floriano-de-lemos

Nenhum comentário:
Faça também comentários